A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira (30) a última sessão do ano de 2024. Os vereadores se reuniram em sessão extraordinária para votar dois projetos que fazem alterações nas leis que regem a sessão de posse dos eleitos no dia 1º de janeiro.
Os parlamentares aprovaram proposta de emenda à lei orgânica municipal e mudança no regimento interno da Câmara. Com isso, os artigos que tratam da sessão de posse receberam nova redação. As alterações feitas transferem a condução da sessão para o vereador mais velho, no caso, o presidente do Legislativo, José Pereira dos Santos (PSD), no lugar do vereador mais votado: Moisés Marques (PL).
As mudanças receberam aval dos 15 vereadores presentes à sessão. No entanto, as alterações estão sendo questionadas na Justiça. O vereador Moisés Marques entrou com mandado de segurança na Vara de Plantão – Rio Claro para suspensão da primeira sessão que aprovou a proposta de emenda à lei orgânica, realizada em 19 de dezembro.
O TJSP solicitou manifestação do Ministério do Público, que foi favorável à concessão da liminar. Porém o juiz Wander Benassi Junior decidiu de forma divergente do MP e indeferiu o pedido de liminar. Marques recorreu da decisão e aguarda julgamento do recurso.
Despedidas
Além da votação dos projetos, a sessão desta segunda foi marcada pelas despedidas dos vereadores que não voltarão na próxima legislatura. Geraldo Voluntário (MDB) agradeceu a todas as pessoas que de alguma forma colaboraram com seu trabalho nos 12 anos como vereador.
Carol Gomes (Podemos) também agradeceu aos colegas e disse que vai levar “muitas amizades sinceras que fez” nos dois mandatos que teve.
Agradecimentos também foram feitos por Luciano Bonsucesso (PL) aos funcionários da Câmara, vereadores, família e a população de Rio Claro. Ele ressaltou que aprendeu muito com todos e não tem mágoa de ninguém.
Vagner Baungartner (PSD) agradeceu aos funcionários da Câmara, colegas vereadores e as pessoas com as quais fez amizades nos quatro anos de seu mandato. Baungartner desejou sorte aos novos vereadores, eleitos e reeleitos, frisando que eles devem ter consciência de que o sustento da Câmara Municipal provém do pagador de impostos.
Irander Augusto (Republicanos) agradeceu a Deus, família, gabinete, assessores e vereadores, dizendo que aprendeu muito com bons e maus exemplos, e também com os erros dos outros. Ele frisou que “sai de cabeça erguida e que leva muitas amizades”. De acordo com ele, na política, assim como na vida, quem tem humildade, caráter e palavra, encontra portas abertas em qualquer lugar.
Thiago Yamamoto (PSD) também externou seus agradecimentos ao apoio que recebeu nos dois mandatos, e pelas amizades que fez nesse período. Aos novos vereadores, Yamamoto desejou que eles sejam “escravos da verdade e do bem comum” para a prosperidade do município.
Em nome da Câmara Municipal, o presidente José Pereira dos Santos (PSD) agradeceu o trabalho realizado pelos vereadores que estão de saída que, conforme ele, são “pedras preciosas para a cidade de Rio Claro”.
A sessão de posse dos eleitos acontece nesta quarta-feira (1º), às 10 horas, no plenário do Legislativo Municipal.
Por Ednéia Silva / Foto: Frame de vídeo