A Câmara Municipal de Santa Gertrudes terá três novos vereadores na composição da próxima legislatura. Isso significa a renovação e um terço das cadeiras num total de nove. Dos 9 candidatos eleitos no domingo, seis são vereadores que conquistaram a reeleição e voltarão para um novo mandato.
Os novos vereadores eleitos são: Marcos do Gás (PL) que obteve 485 votos nas urnas, Pastor Silvanio Ceará (PP) – 487 votos e Palhaço Totó (Podemos) – 333 votos. Os candidatos reeleitos são: Sivaldo da Água (PP) – 1.053 votos, Willian Bento (PL) – 968 votos, Clayton do Espetinho (Republicanos) – 955 votos, Luiz Basso (PL) – 610 votos, Cassapinha (PL) – 455 votos e Washington dos Vasos (PSDB) – 446 votos.
Atualmente, o PL tem a maior bancada com quatro vereadores. Os partidos PSDB, Republicanos, MDB, Podemos e PP tem uma cadeira cada. A nova composição ficará da seguinte forma: PL com 4, PP (2), Republicanos, PSDB e Podemos com uma cada. Ou seja, PL manteve as 4 vagas que tinha, assim como Republicanos, PSDB e Podemos. O PP subiu de 1 para 2 cadeiras.
O candidato mais votado no pleito de domingo foi Sivaldo da Água (PP) com 1.053 votos. Nas eleições de 2020, ele foi eleito com 1.308 votos. Da atual legislatura, os vereadores Dr. Marcelo (PL), Alan Basteli (MDB) e Wanderley Frentista (Podemos) encerram seus mandatos em 31 de dezembro e não retornarão no próximo quadriênio (2025-2028).
Prefeito tem maioria
Na próxima legislatura, o prefeito reeleito Gino da Farmácia (PL) com 66,81% dos votos válidos (9787) terá maioria na Câmara Municipal. Dos nove vereadores, sua coligação “Porque o trabalho não pode parar” terá sete. Apenas dois vereadores são de candidaturas adversárias.

Por Ednéia Silva / Foto: Reprodução/Rede Social