A Câmara Municipal de Rio Claro aprovou 12 projetos de lei na sessão ordinária desta segunda-feira (22), sendo quatro em segunda discussão, sete em primeira e um e discussão e votação única. Um deles, de autoria do presidente do Legislativo, José Pereira dos Santos, institui o Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) no calendário oficial de eventos do município.
Dois projetos aprovados em segunda discussão tratam de desafetação de áreas no Jardim América e no Jardim São Paulo a pedido do Executivo Municipal. Também em segunda discussão, os vereadores aprovam dois projetos que alteram dispositivos de leis para implantação do plano de carreira para a Guarda Civil Municipal (GCM), antiga reivindicação da corporação.
“A guarda aguarda esse projeto há mais de nove anos. Nada mais justo que Casa aprovasse esse projeto que valoriza essa corporação”, comentou o vereador Alessandro Almeida. “Sem a guarda nós estaríamos em situação muito mais difícil na questão da segurança em Rio Claro”, acrescentou Serginho Carnevale.
“Já era mais do que na hora, estava atrasado, e que esse seja mais um que nós votaremos em favor da nossa Guarda Municipal”, comentou Carol Gomes. “É com muito orgulho e muita honra que vou votar sim para um projeto que dá dignidade aos guardas”, destacou Adriano La Torre.
“Mais que merecido esse benefício aos guardas”, frisou Sivaldo Faísca. “Quando assumi em 2012 já tinha essa luta pela valorização da guarda. Foram anos de muitas promessas, mas agora se tornou realidade”, observou Geraldo Voluntário.
Do vereador Julinho Lopes foi aprovado em primeira discussão o projeto que denomina de “Jugurta Ricci” a quadra poliesportiva localizada na Rua 25-SE com a Avenida 48-SE, no Jardim Santa Eliza. Também em primeira discussão foi aprovada proposta que institui o livre ingresso em todos os eventos da prefeitura ou patrocinados pela mesma para deficientes físicos e meia-entrada para o acompanhante. A sugestão é de Rodrigo Guedes.
De Diego Gonzalez, os parlamentares aprovaram em primeira discussão projeto que cria o “Dia do Perdão – Vom Kippur” em Rio Claro. De Serginho Carnevale e Carol Gomes foi aprovado projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas de transporte público coletivo urbano que prestam serviço no município, a afixar, no interior dos veículos, placa informativa sobre o crime de importunação sexual.
Outro projeto aprovado dispõe sobre a criação da “Semana Municipal do Bebê” de Rio Claro, propositura dos vereadores Moisés Marques e Serginho Carnevale. A vereadora Carol Gomes sugeriu o nome de “Professora Edna Cristina Fardim Fernandes” para a escola municipal localizada na Avenida P-27 no bairro Vila Paulista. A proposta foi aprovada em primeira discussão.
Os parlamentares aprovaram projeto de resolução da mesa diretora da Câmara que cria a Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) no Legislativo Municipal.
Por Ednéia Silva / Foto: Emerson Augusto/Câmara Municipal