Os vereadores aprovaram ontem (16) em primeira discussão, por 16 votos, o projeto que transforma os desfiles das escolas de samba realizados no Carnaval em patrimônio cultural imaterial de Rio Claro. A proposta é de autoria do vereador Alessandro de Almeida e parlamentares.
“Rio Claro é a Capital da Alegria porque seu Carnaval já foi eleito o quinto melhor do país. A comunidade carnavalesca é muito mais que 70 minutos de avenida, envolve trabalho social, projetos esportivos e musicais, entre outras ações”, justificou Almeida, frisando que o projeto cria um instrumento jurídico para proteger e garantir a festa.
A votação foi acompanhada por presidentes de escolas de samba e representantes da Uesca (Uniao das Escolas de Samba da Cidade Azul). O projeto recebeu apoio dos demais parlamentares.
Homenagem a Maria Clara
A Câmara aprovou em primeira discussão por 17 votos favoráveis o projeto que denomina de “Maria Clara de Oliveira” o playground infantil localizado Parque Municipal Lago Azul. A sugestão é do vereador Sérgio Carnevale e vereadores. A votação foi acompanhada pelos pais Mareio Augusto de Oliveira e Tatiani Regina de Melo de Oliveira, e também por pessoas que conviveram com a menina.
“Esse é um projeto tão especial que se o meu mandato acabasse hoje, eu sairia feliz dessa casa. Trata-se de uma das homenagens que essa Câmara pode fazer a pessoas que fizeram coisas boas em curto espaço de tempo. Tenho muita honra de ver seus pais e pessoas que conviveram diariamente com a menina Maria Clara”, defendeu Carnevale.
“Não tem lugar melhor para eternizar o nome de Maria Clara, num lugar alegre e dedicado às crianças. Talvez traga um pouco de conforto aos pais e familiares”, destacou Adriano La Torre. Manifestações favoráveis também foram feitas pelos parlamentares Caroline Gomes de Melo, Rodrigo Guedes, Val Demarchi, Alessandro de Almeida e Paulo Guedes. A aprovação do projeto foi aplaudida de pé pelos presentes.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação