A onda de calor que atinge boa parte do País vai se prolongar até a semana que vem, fazendo com que Rio Claro e região registrem temperaturas entre seis e oito graus acima das médias históricas para esta época do ano, o Outono.
Segundo a Climatempo, hoje os termômetros marcam 17°C de mínima e 34°C de máxima, e não há previsão alguma de chuva.
Já no sábado, a mínima sobe ainda mais, e a previsão é de que os termômetros oscilem entre 18ºC e 34ºC, igualmente sem chuva prevista.
No domingo as temperaturas variam novamente entre 17ºC e 34ºC, também sem chuva e a próxima semana começa na mesma toada – 16ºC de mínima e 33ºC de máxima na segunda-feira.
A semana deverá avançar sem grandes alterações, apenas com a nebulosidade aumentando um pouco durante a tarde, mas, ainda sem previsão de chuva propriamente dita. Com temperaturas entre 16 e 31, 32ºC.
Somente em meados do mês é que a previsão, no momento, indica que o calor extremo deverá ceder, porque a massa de ar quente e seco que predomina em boa parte do país deverá começar a perder força, permitindo a entrada de frentes frias que são – ou eram – características da época.
Situação de bastante contraste da vivenciada pelos habitantes de boa parte do Rio Grande do Sul, onde índices pluviométricos históricos – ultrapassando 800 milímetros em pouco mais de dois dias – causam estragos e mortes.
O governo gaúcho já fala em “maior tragédia natural” da história do estado, onde até o fechamento desta matéria haviam sido registradas oficialmente 10 mortes e 21 pessoas desaparecidas, além de milhares de desabrigados e desalojados. O governo gaúcho decretou estado de calamidade e além da mobilização do governo federal, governos dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo também estão destinando ajuda, na forma de recursos humanos e equipamentos, para socorrer o Rio Grande do Sul.
Foto: Climatempo