Transitar por algumas calçadas em Rio Claro não é tarefa fácil.
Na verdade, em muitas delas as condições são precárias. Algumas totalmente desniveladas, outras com vários buracos e diversas delas com muito mato, sem nenhuma conservação. Situações que podem ser vistas em todas as regiões da cidade e que geram, além das reclamações, riscos para os pedestres.
Moradores enviaram relatos de insatisfação ao Diário do Rio Claro. O aposentado Rui Antonio Karan, de 76 anos, diz sofrer para conseguir caminhar e fala dos riscos. “Eu já vi gente caindo na minha frente por causa das calçadas danificadas, além de muita sujeira e grama por todo lado”, relata.
O aposentado registrou os problemas em vários trechos do Centro. “Está uma selva de pedra, ninguém se importa, falta limpeza e manutenção”, desabafou, aguardando que os responsáveis tomem providências.
O operador de telemarketing Diego Marques, que diariamente trafega a pé pela cidade, também relata transtornos. “Tem calçamento em desnível, inclinados, mato alto, calçada quebrada com buracos e sem acessibilidade, o que dificulta também a vida dos cadeirantes e deficientes visuais” observou.
Outros pontos também foram apontados e enviados por leitores ao Diário do Rio Claro como, por exemplo, a Rua 4 com a Avenida 23, no Jardim Donangela, e Avenida 19 com a Rua 6. “Não tem nem como ficar citando ou classificando lugares, porque a situação é vista, seja em bairros afastados ou região central”, disse o aposentado Rui Karan.
PREFEITURA
Questionada, a prefeitura disse que as calçadas são consideradas de responsabilidade dos proprietários, que devem arcar com a manutenção das mesmas, como limpeza e outros reparos.