Caio Collet não terá que esperar pelo seu título na F4 francesa até o final de semana no circuito Paul Ricard.
Depois de grandes conquistas no kart, onde iniciou sua carreira aos sete anos, o brasileiro comemorou no último domingo (7) mais um importante título em sua carreira, o primeiro nos monopostos em seu ano de estreia. O talentoso piloto de 16 anos é o novo campeão do Campeonato Francês de Fórmula 4 FIA.
A conquista veio com uma etapa de antecipação na rodada tripla em Jerez de la Frontera, na Espanha. Mesmo nunca tendo andado na pista de 4,428 quilômetros, Collet acelerou forte o tempo todo, liderou a maioria dos treinos livres, conquistou duas poles e venceu a corrida 1 e a corrida 3 de ponta a ponta, registrando as melhores voltas nas disputas. Na corrida 2, com os dez primeiros invertidos no grid (resultado da corrida 1), o piloto largou em décimo e terminou na sexta colocação.
No domingo, a vitória na corrida 3, com mais de 13 segundos de vantagem para o segundo colocado, coroou uma temporada que já soma agora sete poles, sete vitórias, um segundo e dois terceiros lugares.
Domingo que vem (14), Collet disputa a rodada tripla final em Paul Ricard (Fra). Com 270,5 pontos, o brasileiro não pode mais ser superado. O piloto tem 74,5 pontos de vantagem para o segundo colocado (em Paul Ricard a pontuação máxima que um piloto pode alcançar é 65 pontos).
“A tomada de tempo foi muito importante. Consegui fazer a pole position para as corridas 1 e 3 e, em ambas, larguei bem e consegui imprimir um bom ritmo para me mandar na frente. Ao mesmo tempo, também consegui preservar bem os pneus e chegar às vitórias que foram essenciais para a conquista deste título”, declarou Collet, que pilota o F-4 #23.
“Estou muito feliz por conquistar o campeonato em Jerez, mas vamos seguir brigando por bons resultados em Paul Ricard. Tem sido um ano de muito aprendizado. Agradeço muito a todos que confiaram em mim nesta temporada, aos patrocinadores e a toda a minha família”, completou o brasileiro.
Caio Collet, que tem sua carreira administrada por Nicolas Todt (empresário de Felipe Massa e Leclerc), escolheu este ano o campeonato francês de Fórmula 4 para experimentar sua primeira temporada no monoposto.
Rumo à Fórmula 1
Quando perguntado sobre o futuro do Brasil na Fórmula 1, Felipe Massa – último brasileiro a correr na categoria – sempre cita o nome de Caio Collet como o próximo grande nome a dar alegrias ao torcedor.
Embora seja cedo para projetar o sucesso de um garoto de 16 anos, o cenário pode ser, de fato, animador. Unindo velocidade e um bom empresário, o paulista tem em mãos as ferramentas que precisa na longa caminhada rumo à elite do automobilismo mundial.
Outro nome de peso por trás de sua carreira é Gastão Fráguas que, em 1995, sagrou-se campeão mundial de kart superando Jenson Button – britânico que, anos depois, seria campeão da Fórmula 1.
Morando em Le Mans, na França, Caio encontra na experiência de Gastão o apoio necessário para lidar com esta transição em sua vida, abrindo mão do convívio com a família e os amigos em função de sua promissora carreira.
Por E. Cortez