Caio Collet volta a acelerar. Neste fim de semana, o jovem brasileiro disputa a primeira de cinco etapas em rodada tripla da Toyota Racing Series, principal competição de monopostos da Nova Zelândia.
O piloto, que é integrante do Renault Sport Academy, participará do campeonato pela primeira vez e vê a disputa com bons olhos como preparativo para a temporada 2020 da Fórmula Renault Eurocup, já que o chassis (FIA F3 da Tatuus) e os pneus (Hankook) utilizados na Nova Zelândia são os mesmos da competição europeia.
A primeira etapa acontecerá no circuito Highlands Motorsport Park, em Cromwell. Os treinos livres já aconteceram ontem e o brasileiro já liderou uma das sessões. Neste sábado, será realizado o classificatório e a primeira corrida às 16 horas local (meia-noite de sexta para sábado no Brasil).
Amanhã, domingo, acontece um novo classificatório e mais duas provas (12h10 e 16h20 local – 20h10 de sábado no Brasil e meia-noite de sábado para domingo).
O “live timing” do evento pode ser acompanhado pelo site www.race-monitor.com e as corridas em livestream no www.motorsport.com.br . As provas 1 e 2 terão 15 voltas e a terceira corrida 20 voltas.
Vinte pilotos estarão na briga pelo título e vale lembrar que a Toyota Racing Series também distribuirá pontos para a superlicença da FIA aos cinco primeiros colocados no campeonato.
Collet vai defender a equipe MTEC Motorsport, parceira da R-Ace GP, seu time na Fórmula Renault Eurocup.
“Estou bem ansioso para voltar a correr. Acredito que a Toyota Racing Series será uma experiência muito boa para mim. Serão cinco semanas seguidas de corridas, então vou andar bastante”, comentou o brasileiro de 17 anos.
“A pista desta primeira etapa é muito legal. É a maior pista do campeonato inteiro e tem só 4 km. Então, são pistas curtas, que até parecem uma pista de kart, mas eu gosto bastante”, continuou Collet, que prevê uma rápida adaptação.
A temporada 2020 será a terceira de Collet nos monopostos. Após uma carreira vitoriosa no kart, o brasileiro fez sua estreia na Fórmula 4 Francesa em 2018 e conquistou o título com largo domínio sobre os rivais.
No ano passado, na Fórmula Renault Eurocup, ele faturou o título entre os estreantes com 10 vitórias e foi quinto no geral, com seis pódios, um deles na etapa de Mônaco, na preliminar do GP da Fórmula 1.
Foto: Divulgação / Toyota Gazoo Racing NZ