Você gosta de tomar um cafezinho?
Parece que tomar café é uma experiência coletiva, todo mundo gosta de um cafezinho, de manhã, à tarde ou à noite, parece que o ato de tomar café aproxima as pessoas.
Você consegue perceber o sabor do café? Pode ser expresso, cápsula, de coador ou até um pingado (aí o sabor é diferente), mas de qualquer forma o cheiro do café remete-nos a várias experiências muito agradáveis, pode nos remeter a casa da avó, do tempo de criança, da viagem antes do embarque ou quando fechou aquele negócio muito importante.
Café está ligado à tradição, é uma bebida que agrada a várias camadas sociais sem nenhuma distinção é quase como torcer por seu time de coração, não tem jeito, de um modo ou de outro vamos em busca de um saboroso e agradável café.
Quando temos uma emoção agradável como ou aumento que seu chefe lhe deu, ou aquele presente inesperado, ou ainda aquela viagem que está para acontecer. Lembra-se da emoção que sentiu? O coração disparou de alegria, aumentou o brilho de seus olhos, um sorriso estampou no seu rosto e tudo ficou mais bonito e agradável, não é?
Pessoas que gostam de coisas sem açúcar parecem amargas. Tem estudos relatando que se você está colocando muito açúcar em sua vida, é porque na sua vida está faltando coisas boas. Eu sinceramente acho uma enorme besteira, posso gostar de doce e ponto, não tem nada a ver com a minha vida.
Mas na maioria das vezes tomo café sem açúcar, sinceramente nós queremos fantasiar as coisas. Eu comecei a tomar o café sem açúcar por causa de um amigo que dizia que eu poderia sentir mais o gosto do café. E eu agora adoro tomar café sem açúcar e para mim é uma metáfora da vida.
Nós colocamos tanto açúcar nos alimentos que muitas vezes não sentimos o verdadeiro gosto deles. Você sabe que está comendo um alimento, mas sequer percebe o que está comendo. E, à medida que vai diminuindo o açúcar, aos poucos no começo pode aparecer estranho, mas depois começa a perceber o gosto real das coisas, as coisas da vida.
E a vida pode ser um pouco mais deliciosa se você tiver a coragem de usar menos açúcar. E talvez você tire o açúcar de sua dieta e comece a apreciar mais o gosto das coisas. Talvez consiga deslumbrar a vida como ela é, nua e crua, repleta de experiências que você pode vivenciar mais vezes e não somente contada por outras pessoas.
Você pode ler em um livro sobre o nascer do sol ou pode acordar mais cedo para apreciá-lo. Você pode ouvir de alguém que a vida é difícil ou ficar mais receptivo a novas oportunidades que a vida pode lhe proporcionar. Experimente cada momento de sua vida como um café sem açúcar e sinta a vida como um sábio degustador, apreciando ainda mais e mais e sentindo realmente como ela é. Pense nisso!