Aconteceu no último sábado (11), o 1º Café dos Artistas de Teatro de Rio Claro. Estiveram presentes artistas de teatro da atualidade e os artistas de teatro da velha guarda que atuaram na Sociedade Dramática Dançante (SDD), Teatro dos Ferroviários da Companhia Paulista (hoje o espaço é a atual escola EDUQ), Sociedade Italiana, Teatro São Pedro (Igreja Nossa Senhora da Saúde), Cine Variedades, Cine Excelcior, Teatro São José entre outros locais.
O encontro contou com vários grupos e cias. de teatro da cidade de Rio Claro, dentre eles, Grupo Palanque, Grupo Caravana da Alegria do Palhaço Spuleta, Chaplin Eventos, Cia. de Teatro Luna Arte, Cia. de Teatro Tempero D’ Alma, Grupo de Teatro Teatrando, Grupo de Teatro Sankofa, Mono Cia. de Teatro, o Grupo de Teatro Sandro Maciel, NET ( Núcleo de Estudos Teatrais), representantes do Teatro do SESI, entre outros.
No primeiro momento do evento, foi projetado no telão ao público presente uma compilação dos documentários “Resgate da Memória Teatral de Rio Claro”, no qual vários artistas já registraram os seus depoimentos históricos.
“A ideia do projeto, além da confraternização, é que os artistas possam se reencontrar, principalmente após esse longo período de isolamento. Além disso, para que muitos possam conhecer os artistas da ‘velha guarda’, pois deixaram suas marcas históricas nos palcos da cidade de Rio Claro e região”, comenta o diretor/ator e professor de teatro Luna Júnior, idealizador e coordenador do projeto.
Nair Canolla destacou a felicidade em poder participar do evento. “Nossa! Amei ver os amigos da época em que fazia teatro e também conhecer a nova geração. Fiquei maravilhada em estar sendo vista no telão com o projeto de ‘Resgate do Teatro de Rio Claro’ e poder ser vista e reconhecida pelos amigos do teatro. Foi maravilhoso!”, comentou.
O evento foi abrilhantado com músicas ao vivo com os artistas Araci Stein, o cantor Valentin Silva, acompanhados pelo violonista Engui. Quem deu uma “palhinha“ também foi a carismática Cláudia Cristina Fiorio Guilherme (secretária adjunta), que também providenciou o maravilhoso café.
Também esteve presente o “garoto Ferrugem”, famoso pelos seus comerciais na TV nos anos 80, filme “O palhaço”, entre outros. O projeto Café com os Artistas é supervisionado pelo secretário de cultura Dalberto Christofoletti.
A 2ª edição está prevista para março de 2023, comemorando o Dia Internacional do Teatro. “Esperamos até lá, conseguir acessar mais artistas na área do teatro, para estarem presentes neste projeto”, declarou Luna.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação