Inteligência, qualificação técnica, alta capacidade de gerenciamento dos processos e, em vários casos, força física. A atuação das mulheres na BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro e pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, é uma realidade que coopera para o alto desempenho de uma cidade com a universalização do saneamento. Por isso, no Dia Internacional da Mulher, a empresa reforça seu compromisso e respeito por cada uma de suas funcionárias.
Em Rio Claro, as mulheres estão presentes na linha de frente que trabalha pelo bom funcionamento do sistema e pela eficiência do tratamento de esgoto do município. Elas integram os times administrativo, contabilidade, comercial, engenharia, manutenção de redes e de recursos humanos.
“Me sinto orgulhosa de trabalhar na BRK, fazer parte desse time incrível que vai muito além do básico, e poder contribuir com o processo de uma ponta a outra. Transformar a vida das pessoas, levando não apenas saneamento básico, mas também amor, respeito, união e parceria com nossos clientes, faz com que me apaixone todos os dias pelo meu trabalho”, destaca Isla Teresa Battistella, que atua no setor de manutenção de redes.
“Trabalhar numa empresa com um propósito tão importante para a sociedade nos enche de orgulho e nos dá motivação para entregar o nosso melhor todos os dias. Empresas são formadas por pessoas usando seus talentos a serviço de outras pessoas, e eu me sinto grata por fazer parte dessa equipe num momento tão relevante para o saneamento no país”, afirma a engenheira Bruna Giuseppina Sousa.
São funcionárias atuando para manter o bom funcionamento do sistema, agindo com rapidez para solucionar ocasionais problemas, projetando e construindo um futuro ainda melhor no qual saneamento é só o começo.
“É um orgulho podermos contar em nosso time com um grupo de mulheres formado por profissionais qualificadas e empenhadas em levar o saneamento muito além do básico, conscientes da importância de suas missões e comprometidas com isso”, destaca o gerente de operações da BRK, Alexandre Leite.
Em Santa Gertrudes, Maria Eduarda da Silva Miranda atua há um ano na área comercial. Um ponto interessante para ela foi a mudança de percepção quanto à BRK a partir do momento que passou a atuar na empresa. “Sou moradora de Santa e, antes de entrar na empresa, a via ‘somente’ como prestadora de serviços de saneamento da cidade. Agora, do outro lado do balcão, vejo todo o trabalho que tem por trás. É diferente trabalhar em algo que você usufrui.”
Karina Gobi, analista de laboratório da BRK em Santa Gertrudes, vê no seu trabalho todo o mérito de garantir a qualidade da água que é distribuída na cidade. “Atuo na unidade desde o início da concessão, em 2010. Antes disso, já atuava no setor, na administração municipal. São quase 30 anos trabalhando no controle e garantia desse bem que é tão importante para a saúde e qualidade de vida das pessoas, o que é muito gratificante.”