Combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya é de extrema importância durante todo ano e não somente em períodos de chuva intensa ou estações mais quentes.
Com o objetivo de incentivar e reforçar medidas preventivas contra a proliferação do Aedes, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto de Rio Claro, alerta sobre o aumento dos casos registrados no primeiro trimestre deste ano.
De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, até o dia 2 de maio já foram registrados 107,4 mil casos de dengue no estado. Já em 2021, no mesmo período, foram contabilizados 104 mil casos da doença.
A melhor forma de combater o mosquito Aedes, é evitando sua reprodução, eliminando os criadouros, ou seja, recipientes que possam acumular e armazenar água da chuva, como garrafas, pneus, vasos de planta e calhas.
“Os serviços de limpezas preventivas das redes realizadas de forma periódica pelas equipes da BRK, assim como o acesso à coleta de esgoto, são de extrema importância para evitar a proliferação do mosquito Aedes. O mosquito também se reproduz em água suja, por isso, é importante verificar possíveis criadouros dentro de casa e manter a limpeza e higiene do imóvel. Se cada morador fizer sua parte, podemos combater a doença”, afirma Diego de Oliveira e Silva, gerente regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente na BRK.
Foto: Divulgação