A BRK, concessionária responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Rio Claro, iniciou na última quarta-feira (24) a obra definitiva de substituição de um trecho de 164 metros de extensão do emissário de esgoto localizado no Cervezão. A intervenção, de alta complexidade, exigiu planejamento minucioso, com a elaboração de estudos técnicos, incluindo análise de solo, projeto executivo e a contratação de empresa especializada para a execução. A ação vai beneficiar diretamente mais de 4,2 mil moradores da região que são atendidos pelo sistema.
A obra consiste na implantação de uma nova tubulação de coleta de esgoto, em substituição ao trecho avariado no Cherveson (região popularmente conhecida como Cervezão). A nova tubulação a ser implantada seguirá um trajeto próximo ao da rede anteriormente existente, interligando os poços de visita (PVs) localizados antes e após o local que foi danificado.
PVs são as aberturas existentes no asfalto utilizadas para manutenções das redes. A nova tubulação levará os efluentes coletados dos imóveis dessa região da cidade até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores, onde são devidamente tratados, dentro dos padrões legais, antes de retornar ao meio ambiente.
A intervenção no sistema de coleta de esgoto do Cervezão foi motivada por danos causados ao sistema público de esgoto no mês de janeiro, em razão de incidentes ocorridos na região após fortes chuvas registradas naquele período. Desde então, a BRK concentrou esforços para mitigar os efeitos da ocorrência, empregando recursos técnicos, pessoais e equipamentos, para minimizar os efeitos e impactos causados pelo evento climático.
Na quarta-feira (24), teve início a obra definitiva que vai restabelecer a operação do serviço de esgotamento sanitário de forma plena. A nova tubulação a ser instalada será em ferro fundido, material de alta resistência, de 400mm (milímetros) de diâmetro.
Etapas da obra
As ações na região do Cervezão têm início com obras de nova escavação, fundação e, em seguida, construção dos PVs e blocos de ancoragem, os quais irão manter a tubulação de coleta do esgoto fixa, mesmo em caso de chuvas na região. Essa medida é necessária já que o sistema de drenagem pluvial (água de chuva) que é de responsabilidade da municipalidade, ainda deve ser reestabelecido também.
A etapa seguinte das obras do sistema de esgoto será o assentamento da tubulação e, por fim, o aterro de parte dessa nova rede. É importante frisar que durante os trabalhos, o trânsito nas proximidades da obra terá interdições parciais ou totais das vias.
Todas as ações necessárias para resguardar a segurança de motoristas, pedestres e funcionários responsáveis pela execução dos serviços serão aplicadas localmente pela concessionária.
Em caso de dúvidas ou solicitações de serviços de esgoto, a BRK disponibiliza em Rio Claro o telefone 0800-7710001. O funcionamento é 24 horas todos os dias da semana.