No último domingo (17) foi comemorado o Dia de Proteção às Florestas, data criada para lembrar que a preservação das matas é um compromisso de toda a sociedade. As florestas são lares de inúmeras espécies de animais e plantas e as consequências da falta de preservação podem ser devastadoras, impactando a qualidade do solo, a vegetação e a fauna.
E o saneamento básico também está ligado à proteção das florestas. Somente a floresta amazônica armazena mais de 20% de toda a água doce do mundo, além de evaporar cerca de 20 bilhões de litros de água por dia, que abastecem de água toda a América do Sul.
Com os serviços de coleta e tratamento do esgoto, toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos, nascentes e mares são protegidas e até mesmo reestabelecidas. O mesmo ocorre com os animais que vivem nessas regiões.
A BRK, responsável pelos serviços de saneamento em Rio Claro e Santa Gertrudes se orgulha por ter avançado na prestação dos serviços, e as cidades se destacam com indicadores elevados de coleta e tratamento de esgoto.
Em Rio Claro são tratados diariamente cerca de 45 milhões de litros de esgoto e o índice de tratamento de esgoto avançou em pouco mais de uma década do percentual de 11% para os atuais 92%. Já em Santa Gertrudes, os índices de esgotamento sanitário são universalizados, ou seja, o município conta com 100% de coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana.