Você consegue se lembrar da última vez que fez a limpeza da caixa d’água da sua residência? Talvez ainda não saiba, mas, mesmo recebendo água tratada, seu reservatório vai precisar de uma faxina de vez em quando. Isso é muito importante para manter a qualidade deste recurso quando ele chega em sua torneira.
Após algum tempo de uso, todas as caixas d’água começam a sofrer com o acúmulo de resíduos sólidos. Eles chegam pela tubulação e acabam se acumulando no fundo do reservatório e a falta de higienização adequada pode gerar desde entupimentos nos encanamentos da residência até o surgimento de bactérias e protozoários prejudiciais à saúde. Reservatórios sem tampa também correm o risco de se tornarem criadouros do mosquito da dengue.
Para a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, a excelência na operação é um dos compromissos da empresa. Por isso, desde o início da operação em Santa Gertrudes, a concessionária realizou diversas melhorias no sistema, entre elas, um plano para limpeza periódica dos reservatórios ativos da empresa na cidade. Além de também enviar aos clientes o Relatório Anual da Qualidade da Água, um documento que apresenta um resumo das análises laboratoriais realizadas ao longo do ano.
“A BRK realiza diariamente diversas atividades para garantir a qualidade da água distribuída em Santa Gertrudes. Ações que vão desde investimentos na produção e distribuição de água, até testes e medidas para controle de qualidade e cronogramas de atividades para manutenção e recuperação das redes de abastecimento. A falta de higienização adequada nos reservatórios residenciais é um fator determinante na percepção dessas ações, por isso, lembrar os clientes de realizar a limpeza também em seus reservatórios é essencial para nós”, comenta Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Santa Gertrudes.
Foto: Reprodução/ Internet