Neste sábado, 17 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Limpeza, um movimento que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para limparem suas cidades, rios e comunidades dos resíduos e lixo descartados.
A BRK, responsável pelos serviços de saneamento em Santa Gertrudes e Rio Claro, apoia o movimento e sugere uma reflexão sobre as atitudes individuais e o comportamento ambiental que impactam diretamente na qualidade de vida e bem-estar de cada morador da cidade.
“O Dia Mundial da Limpeza não se trata apenas de mutirões de limpezas. É uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos”, destaca Diego de Oliveira e Silva, gerente regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRK.
A concessionária desenvolve um intenso trabalho de revitalização e preservação dos rios e córregos das cidades, com uma série de ações que impactam na melhoria de suas águas e contribuem com a preservação ambiental.
Em Rio Claro são tratados diariamente cerca de 45 milhões de litros de esgoto e o índice de tratamento do efluente avançou, em pouco mais de uma década, do percentual de 11% para os atuais 92%. Já em Santa Gertrudes, os índices de esgotamento sanitário são universalizados, ou seja, o município conta com 100% de coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana.
Além disso, a BRK mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes de esgoto das cidades. Os resíduos mais encontrados no decorrer da limpeza são restos de construção civil (madeira, plástico, papelão, sacos) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes). Esses materiais geram impactos negativos para o processo de tratamento do esgoto e podem provocar obstruções das tubulações nas ruas da cidade ou até mesmo eventuais retornos dos efluentes nas áreas internas de imóveis.
Porém, apesar do avanço dos indicadores nos últimos anos, a concessionária alerta que para a efetiva despoluição dos córregos e rios, é fundamental a participação da população em ações de preservação do meio ambiente, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos.
“Promover mobilizações e iniciativas de engajamento como essa do Dia Mundial da Limpeza é uma forma de colocar em prática o nosso compromisso por um mundo sem resíduos. Atitudes como o despejo de lixo em vias públicas e nos cursos d’água que cortam a cidade, uso irregular das ligações e redes de esgoto e o descarte inadequado do óleo de cozinha podem causar muitos transtornos e danos ambientais”, complementa Diego.
Foto: Divulgação