É o drama de todo time do interior, em um futebol de alto nível, cada vez mais caro e competitivo. Mesmo clubes tradicionais e detentores de títulos importantes sofrem para se manter nas divisões de acesso, seja do Campeonato Paulista, o mais difícil e mais importante dos estaduais, seja do Brasileirão, em suas respectivas séries.
Talvez por esse motivo, o futebol de Campinas, que já esteve entre os melhores e mais vencedores do país, está em baixa atualmente. Guarani e Ponte Preta fazem campanhas pífias no Campeonato Brasileiro Série B. O Bugre permanece há várias rodadas na lanterna da competição e a 3 rodadas do final da disputa tem mais de 90% de chance de rebaixamento.
E pra piorar a situação, a derrota da Ponte Preta, em casa, para o Paysandu, por 2×1, na última segunda-feira (4), levou a numerosa e fanática torcida da Macaca à loucura e botou o time, também na zona de rebaixamento. A Ponte é a 17º colocada, com 38 pontos ganhos e não depende mais apenas de si para se manter na Série B.
Novorizontino e Mirassol em outro patamar
A situação das equipes de Campinas é um contraste em relação ao momento promissor de Novorizontino e Mirassol que estão muito próximos do acesso à Série A do Brasileirão. A boa campanha de ambos reflete o trabalho competente e muito sério das diretorias e grupos gestores, dos respectivos clubes, que são referência para os adversários e modelo de gestão.
Ituano e Botafogo também no desespero
Já o Ituano, é outro clube paulista que, a cada rodada, fica mais perto da queda à Série B. A equipe perdeu nesta 35ª rodada para o CRB, em Itu, por 2×1 e, no momento, está no 18º lugar com 34 pontos.
Nada confortável também, é a situação de outro time paulista na Série B, o Botafogo de Ribeirão Preto. Equipe das mais tradicionais e que revelou Sócrates e Raí, entre outros, para o futebol brasileiro e mundial, a Pantera é a 16º colocada, com 39 pontos. Ontem. (5), o Botafogo enfrentou o Brusque, na casa do adversário. A equipe catarinense somava até então, 33 pontos e ocupava o 19º lugar. Até o fechamento desta edição, não havia resultado final deste jogo.
Entre os paulistas que disputam a Série B do Brasileirão, quem sobra mesmo em relação aos adversários é o Santos. A equipe do litoral vem de vitórias consecutivas e pode garantir já na próxima rodada o seu retorno à elite do futebol brasileiro.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC