Pole brasileira na edição 2024 da Rolex 24, mais conhecida como conhecida como “24h de Daytona”. Pipo Derani (Cadillac V-Series R #31 / Whelen Action Express) dominou a qualificação na classe GTP e registrou a volta mais rápida da história pelos 5,7 km do misto do Autódromo Internacional de Daytona.
Atual campeão da categoria, o paulista marcou 1min32s656, baixando em mais de um segundo o recorde anterior, de Oliver Jarvis, com o Mazda DPi.
Derani superou, por 0s071, o outro Cadillac V-Series R inscrito para a tradicional prova que acontece no próximo fim de semana: o #01, da Ganassi, com Sebastien Bourdais.
E outro brasileiro, Felipe Nasr, levou o Porsche 96 LMDh #7 da Porsche Penske Motorsport à terceira posição, a 0s220 da marca da pole.
E a boa colocação dos pilotos brasileiros não pára por aí: tendo Augusto Farfus como um de seus pilotos, o BMW M Hybrid V8 #24 da Rahal Letterman Lanigan largará em quarto no sábado, qualificado por Connor de Philippi.
Um acidente na última sessão livre do Roar before the Rolex tirou do treino classificatório o Porsche 963 LMDh #5 da Proton.
LMP2
Na LMP2, os pilotos de ranqueamento mais baixo de cada carro foram à pista. Ben Keating levou o Oreca Gibson #2 da United Autosports à posição de honra.
E Gar Robinson fez um bom trabalho no Oreca #74 da Riley que dividirá com Felipe Fraga, Felipe Massa e Josh Burdon. O texano colocou o quarteto na quarta posição da categoria.
Com apenas um treino prévio, Massa se adaptou sem grande dificuldade ao banking de Daytona e anda, em média, meio segundo acima dos melhores tempos.
GTD Pro e GTD
Na classificação única dos GTD Pro e GTD – a primeira permite trios ou quartetos de pilotos profissionais –; vantagem para o Porsche 911 GT3R 992 #77, da AO Racing, com Seb Priaulx. O exemplar do GT alemão é conhecido como Rexy, nome dado ao dinossauro que decora sua carroceria.
Terceiro, com o Lexus RC-F #12 da Vasser Sullivan, Parker Thompson foi o mais rápido entre os carros da GTD. Daniel Serra colocou a Ferrari 296 GT3 #62 da Risi Competizione em quinto na GTD Pro e 12º na soma das duas categorias. Depois do bom desempenho nos treinos livres, os estreantes Ford Mustang GT3 ficaram distantes dos melhores tempos. O melhor deles no grid das 24h de Daytona será o #65, classificado por Dirk Muller, nono na GTD Pro e 23º no acumulado dos GTs.
Por E. Cortez / Foto:Instagram