O Campeonato Brasileiro da Série B que, guardadas as devidas proporções, muitos consideram tão disputado e difícil quanto o da série A, pode ter a participação de 6 clubes campeões brasileiros.
Isto porque, o Cruzeiro, vivendo uma crise financeira sem paralelo, e rebaixado em 2019, não conseguiu o retorno à elite em 2020 e amargará mais um ano na série B para o desespero dos torcedores da Raposa mineira. O Guarani/SP, campeão brasileiro em 1978, há alguns anos, marca passo na divisão de acesso, sem grandes perspectivas de retornar à série A.
No Campeonato Brasileiro de 2020, que chega à reta final, já foram rebaixados à série B, o Botafogo, campeão brasileiro em 1995, com gol polêmico do atacante Túlio Maravilha, até hoje contestado pelos santistas, e o Coritiba, que vai se firmando como o rei do descenso, já rebaixado pela sexta vez em sua história, e campeão brasileiro de 1985, quando derrotou em pleno Maracanã, o Bangu/RJ, do folclórico dirigente e bicheiro Castor de Andrade, em uma final surpreendente, que alijou os favoritos à disputa do título.
Caso se confirme o rebaixamento do Vasco da Gama, será o quarto na história do clube da Cruz de Malta, campeão brasileiro nos anos de 1974, 1989, 1997 e 2000. A lista pode aumentar, caso o Bahia, que também corre risco de rebaixamento, confirmar a queda. O tricolor da Boa Terra, foi campeão brasileiro de 1988, no time comandado pelo meia Bobo e o atacante Charles, e treinado por Evaristo de Macedo, um dos maiores craques da história do Barcelona/ESP.
Colaboração Geraldo José Costa Junior / Foto: Renato Padilha/CBF