A cada rodada aumenta a certeza. O Palmeiras caminha para a conquista do seu 11º título do Campeonato Brasileiro. O momento oscilante dos adversários mais diretos na disputa, a exemplo do Flamengo, e a eficiência do Verdão favorecem esse prognóstico.
Na quarta-feira (28), o Palmeiras enfrentou o Atlético Mineiro, fora de casa, desfalcado de 7 titulares e mais o técnico Abel Ferreira, suspenso, e conseguiu a sua 14ª vitória atuando como visitante. Ao todo são 17 até agora. A equipe esmeraldina ainda possui o segundo melhor ataque do Brasileirão com 45 gols marcados e a melhor defesa, com apenas 19 sofridos em 28 jogos.
Contra o Atlético Mineiro, atual campeão brasileiro, o Palmeiras suportou a pressão inicial do Galo e contou, para isso, com as boas atuações do goleiro Marcelo Lomba e do zagueiro Murilo, autor, inclusive, do gol da vitória do Palmeiras, que resultou de uma jogada ensaiada, a partir da cobrança de um escanteio pela direita aos 6 minutos da segunda etapa.
Marcos Rocha e Gustavo Scarpa trabalharam bem a bola, que encontrou Murilo, já dentro da pequena área atleticana. O camisa 26 palmeirense finalizou com o pé de direito para as redes do goleiro Everson.
Atletas, membros da comissão técnica e da diretoria do Verdão, reclamaram muito da péssima atuação da arbitragem comandada por Marcelo de Lima Henrique, que anulou um gol legítimo do Palmeiras marcado por Breno Lopes, e deixou de assinalar uma penalidade máxima incontestável em Atuesta.
Com a vitória por 1×0, o Palmeiras foi a 60 pontos na classificação geral do Brasileirão e abriu 9 de vantagem sobre o Fluminense, vice-líder, faltando apenas 10 rodadas para o final da competição.
As demais partidas da 28ª rodada tiveram os seguintes resultados: Fortaleza 3 x 2 Flamengo; Corinthians 2 x 1 Atlético-GO; Internacional 0 x 0 Bragantino; Fluminense 4 x 0 Juventude; Goiás 0 x 1 Botafogo; Coritiba 1 x 0 Ceará; Santos 2 x 0 Athletico-PR; São Paulo 4 x 0 Avaí.
Rodada no sábado
Por conta das eleições que acontecem no próximo domingo (2) em todo o Brasil, a 29ª rodada será quase toda ela disputada neste sábado (1º.) Apenas o jogo Botafogo x Palmeiras acontece na segunda-feira (3), às 20 horas, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Cesar Greco