A rodada 37 do Campeonato Brasileiro, apenas confirmou a expectativa. O Palmeiras caminha para a conquista do seu 12º. título. Só um desastre inimaginável impediria o feito.
Mesmo que perca para o Cruzeiro, na próxima quarta-feira (6), em Belo Horizonte, e o Atlético Mineiro derrote o Bahia em Salvador, a vantagem do Verdão em relação ao Galo é de 8 gols.
Nem vale mencionar a mais que remota possibilidade de perda de título para o Flamengo que, além de vencer o São Paulo no Morumbi, precisa descontar uma desvantagem de 16 gols para o Palmeiras, caso este perca para o Cruzeiro.
Em resumo, as estatísticas apontam que as chances do Palmeiras em levantar mais uma taça de campeão brasileiro é de nada menos que 99,92%. Ou seja, mais uma taça de campeão brasileiro chegando à galeria de troféus do Verdão.
Na rodada do último final de semana, entre os times paulistas, Breno Lopes, o artilheiro dos gols decisivos, marcou na vitória do Palmeiras sobre o Fluminense, na Arena Allianz Parque, por 1×0. Em compensação, Corinthians, São Paulo e Santos conheceram derrotas.
Pior para o Santos que tomou 3×0 do Athletico-PR, fora de casa e está em 15º. lugar com 43 pontos, ainda correndo risco de rebaixamento. Menos mal que o Peixe só depende si para evitar o pior. Enfrenta o Fortaleza na Vila Belmiro, na última rodada e precisa da vitória para não depender de tropeços de Vasco da Gama e Bahia.
Melhor para o RB Bragantino que, com a vitória por 1×0 sobre o rebaixado Coritiba garantiu vaga no G6 da Libertadores do próximo ano.
Confira os resultados da 37ª. rodada do Brasileirão:
- Fortaleza 1 x 0 Goiás
- América 3 x 2 Bahia
- Botafogo 0 x0 Cruzeiro
- Corinthians 1 x 2 Internacional
- Atlético Mineiro 2 x 1 São Paulo
- Flamengo 2 x 1 Cuiabá
- Palmeiras 1 x 0 Fluminense
- RB Bragantino 1 x 0 Coritiba
- Grêmio 1 x 0 Vasco da Gama
- Athletico-PR 3 x 0 Santos
Termina na quarta-feira!
A 38ª. e última rodada do Brasileirão 2023 acontece na quarta-feira (6) com todos os jogos começando às 21h30, exceto Goiás x América que jogam às 19 horas. Confira a tabela:
- Internacional x Botafogo
- Fluminense x Grêmio
- Cruzeiro x Palmeiras
- Bahia x Atlético Mineiro
- Cuiabá x Athletico Paranaense
- Santos x Fortaleza
- São Paulo x Flamengo
- Vasco da Gama x RB Bragantino
- Coritiba X Corinthians
A classificação está assim:
- 1º. Palmeiras……………………………… 69 pg
- 2º. Atlético Mineiro………………….. 66 pg
- 3º. Flamengo…………………………….. 66 pg
- 4º. Grêmio………………………………… 65 pg
- 5º. Botafogo…………………………….. 64 pg
- 6º. Bragantino…………………………… 62 pg
- 7º. Fluminense………………………….. 56 pg
- 8º. Athletico Paranaense…………. 56 pg
- 9º. Internacional……………………….. 52 pg
- 10º. Fortaleza……………………………. 51 pg
- 11º. São Paulo………………………….. 50 pg
- 12º. Cuiabá……………………………….. 48 pg
- 13º. Corinthians……………………….. 47 pg
- 14º. Cruzeiro…………………………….. 46 pg
- 15º. Santos……………………………….. 43 pg
- 16º. Vasco da Gama………………… 42 pg
- 17º. Bahia………………………………….. 41 pg
- 18º. Goiás…………………………………. 35 pg
- 19º. Coritiba…………………………….. 31 pg
- 20º. América…………………………….. 24 pg
Menos, meu camarada!
Curiosamente, dois times que aderiram ao modelo de gestão SAF (Sociedade Anônima do Futebol) tido como solução para todos os problemas do futebol brasileiro, estão rebaixados à Série B, Coritiba e América.
Liberta é logo ali!
Entre as equipes com vaga na Libertadores do próximo ano, além de São Paulo, campeão da Copa do Brasil e Fluminense, campeão da Libertadores, de 2023, as equipes que formam o G6 do Brasileirão, também disputam a Liberta em 2024, começando pelas 4 primeiras colocadas que tem vaga direta e mais a 5ª. e a 6ª. colocada que se classificam à Pré-Libertadores. Hoje, o G6 é formado por Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo, Grêmio, Botafogo e Bragantino.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Cesar Greco