Na última partida antes de viajar para o Catar, onde disputará o Mundial de Clubes, o Palmeiras recebeu o Botafogo, na tarde de terça-feira (2), no Allianz Parque, em São Paulo, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, e, utilizando escalação alternativa, ficou no 1 a 1.
Com o resultado, os donos da casa foram aos 53 pontos, na quinta colocação. Restando cinco jogos, Internacional, com 65, Flamengo, com 61, Atlético-MG, com 60, São Paulo, com 58, e Fluminense, com 53, aparecem à frente.
Os visitantes, por outro lado, continuam na lanterna, com apenas 24 pontos. A zona de rebaixamento conta ainda com Coritiba, com 28, Goiás, com 29, e Fortaleza, com 35. Vasco da Gama, com 37, Bahia, com 36, e Sport, com 35, também estão ameaçados.
Sem muitas responsabilidades, já que está distante da luta pelo título e tem vaga assegurada à próxima Libertadores como atual campeão, o Palmeiras pouco forçou o ritmo na etapa inicial. Mesmo assim, foi superior e criou as melhores chances.
Apesar disso, foi o Botafogo que teve o primeiro bom momento. Logo aos sete minutos, Rafael Forster subiu após cruzamento de Kevin e levou perigo. O lateral esquerdo se machucou no lance e precisou ser substituído.
Os palestrinos abriram o placar aos 15′. Gustavo Scarpa cruzou escanteio da esquerda na medida, Emerson Santos subiu livre e mandou para o fundo do barbante, acertando o canto esquerdo. Gustavo Scarpa, aos 18, quase ampliou em chute que ficou na rede pelo lado de fora.
Aos 38, após ser acionado por Patrick de Paula, Willian Bigode arrancou do próprio campo de defesa e, mesmo tendo Breno Lopes como opção, optou pela finalização. Diego Cavalieri operou ‘milagre’. Na sequência, aos 39, Breno Lopes tirou tinta da trave esquerda.
O segundo tempo começou em ritmo bem mais lento. Tanto foi assim que a primeira boa chegada aconteceu apenas aos 14 minutos. Matheus Nascimento roubou a bola de Lucas Lima, na intermediária, e acionou Rafael Navarro. O atacante acertou um tirambaço à esquerda de Weverton, que nada pôde fazer para impedir o empate do Botafogo.
O Palmeiras tentou voltar a ficar em vantagem na sequência, aos 20, em cabeçada de Felipe Melo após escanteio de Gustavo Scarpa. A pelota saiu assustando. No fim, nenhuma chance de perigo foi criada e o placar terminou em 1 a 1.
O Palmeiras terá uma agenda apertada na reta final da atual temporada. No domingo (7), estreia no Mundial de Clubes encarando Tigres, do México, ou Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, na semifinal em jogo único. Já na quinta-feira (11), volta a campo, seja pela decisão, seja pela disputa de terceiro e quarto.
O calendário do restante do Brasileirão também ficou espremido. Pega Fortaleza, às 18h15 de domingo (14), em casa; e enfrenta Coritiba, no Couto Pereira, em Curitiba; e São Paulo, no Morumbi, em São Paulo, nos dias 17 e 19, respectivamente. Ainda duelará com Atlético-GO, às 18h do dia 22, em casa; e Atlético-MG, às 21h30 da quinta-feira (25), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Em meio a tudo isso, decide o título da Copa do Brasil com o Grêmio. A ida será no domingo (28), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 16h. A volta acontecerá no domingo seguinte (7), às 16h, no Allianz Parque, em São Paulo.
O Botafogo, por outro lado, tem apenas as cinco últimas partidas da Série A, nas quais tentará evitar o rebaixamento. O próximo compromisso é na sexta-feira (5), às 20h, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). O adversário será o Sport.
Por Federação Paulista de Futebol / Foto: Cesar Greco/Palmeiras