Pra quem gosta da continha na ponta do lápis, anote aí! O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizou as probabilidades de conquista de título e de rebaixamento das equipes no Campeonato Brasileiro da Série A, após 23 partidas das 38 do torneio.
Os números são amplamente favoráveis ao Botafogo que tem, segundo as estatísticas, 80,7% de chances de faturar o título do Brasileirão, depois de 28 anos. Já o Palmeiras, que diminuiu a desvantagem para o líder Botafogo de 10 para 7 pontos na última rodada, e ainda sonha com a possibilidade de mais uma vez levantar a taça de campeão, soma 9,7% de chances. As demais equipes, ainda postulantes à conquista máxima do Brasileirão, são, pela ordem: Grêmio – 3,3%, Red Bull Bragantino – 2,7%, Fluminense – 1,3% e Flamengo – 1,1%.
Na parte de baixo da tabela, a luta para se manter na elite do futebol brasileiro é cada vez mais acirrada. Campeão brasileiro de 1985, o Coritiba é o time que reúne maiores possibilidades de amargar o rebaixamento à Série B ao final da temporada. O América, que na abertura da 24ª. rodada, perdeu para o RB Bragantino por 2×0, em casa, tem expressivos 89,4% de chances de queda. Outra equipe que tem perdido o sono com a ideia de disputar pela primeira vez a Série B na próxima temporada é o Santos FC, que tem 53,7% de chances de ser rebaixado. Em recuperação no campeonato, o Vasco da Gama, ainda sente os reflexos da péssima campanha no primeiro turno e soma 49,3% de possibilidade de rebaixamento. As equipes do Bahia, com 41%, Goiás, 27% e Corinthians, 15,1% precisam de bons resultados nas próximas rodadas para espantarem de vez o perigo de queda à Série B do Brasileirão.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução