O mais atípico Campeonato Brasileiro de Futebol da história termina com o Flamengo sagrando-se bicampeão, havia vencido também em 2019.
A equipe carioca somou 71 pontos após 38 rodadas, contra 70 do Internacional/RS e conquistou o sétimo título nacional. As conquistas anteriores foram nos anos de 1980, 1982, 1983, 1992, 2009 e 2019. O título de 1987, do módulo verde, da Copa União, vencido coincidentemente sobre o mesmo Internacional, por decisão do STF, não é considerado oficialmente pela CBF, embora seja pelos torcedores rubro-negros e parte da mídia esportiva.
Na última rodada, disputada na quinta-feira (25), o Flamengo foi derrotado no estádio Morumbi, pelo São Paulo FC, por 2×1. Bom para ambos, o São Paulo FC conseguiu uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América em 2021, e o Flamengo levantou a taça, beneficiado pelo empate sem gols do Internacional, diante do Corinthians, no estádio Beira-Rio em Porto Alegre.
O Internacional teve um pênalti e um gol anulado pelo árbitro de vídeo, o que gerou muitas reclamações por parte dos colorados.
Marcado pela pandemia do coronavírus, o Brasileirão 2020 obrigou a um calendário de jogos apertado, o que prejudicou a preparação técnica e física dos times. O resultado foi um futebol apenas regular e jogos, em sua maioria, de dar sono no torcedor diante da tevê. A beleza do espetáculo, como se espera em competições envolvendo grandes clubes, não aconteceu, também devido ausência de público nas arquibancadas, devido às medidas restritivas em vigência.
A rodada final do Brasileirão 2020 teve ainda os seguintes resultados: Atlético/MG 2 x 0 Palmeiras; Bahia 2 x 0 Santos; Bragantino 1 x 0 Grêmio; Atlético/GO 3 x 1 Sport Recife; Ceará 2 x 1 Botafogo; Fluminense 2 x 0 Fortaleza; Atlético/PR 3 x 1 Coritiba; Vitória 3 x 2 Goiás.
Classificação para a Libertadores
Estão classificados para a fase de grupos da Copa Libertadores da América 2021, as equipes do Flamengo (campeã), Internacional (vice); Atlético/MG (3º colocado) e São Paulo (4º colocado). Para a fase de Pré-Libertadores classificaram-se: Fluminense (5º colocado) e Grêmio (6º colocado), que pode ter mais uma vaga, caso o Palmeiras, campeão da Copa Libertadores de 2020, vence também a Copa do Brasil.
Cinco vagas para a Sul-americana e rebaixados
Para a Copa Sul-americana conseguiram classificação as equipes do: Santos (8º colocado), Atlético/PR (9º colocado), Bragantino (10º colocado), Ceará (11º colocado) e Corinthians (12º colocado).
As equipes do Atlético/GO, Bahia, Sport Recife e Fortaleza permanecem na série A do Campeonato Brasileiro em 2021, mas não obtiveram qualificação para outras competições.
Os times rebaixados e que disputarão a série B em 2021 foram Vasco da Gama, Goiás, Coritiba e Botafogo.
Dois artilheiros
O Campeonato Brasileiro 2020 termina com dois artilheiros. Luciano, do São Paulo F.C e Claudinho do Bragantino. Ambos balançaram as redes dos adversários por 18 vezes. Na última rodada, disputada na quinta-feira (25), Luciano marcou na vitória do tricolor sobre o Flamengo por 2×1 e Claudinho garantiu os três pontos para sua equipe diante do Grêmio por 1×0.
Colaboração Geraldo José Costa Junior / Foto: Lucas Figueiredo/CBF