O Brasil não foi além de um empate em seu jogo de estreia na Copa América. Em partida disputada nesta segunda-feira (24), no Sofi Stadium em Inglewood, região metropolitana de Los Angeles, o placar final foi de 0x0 contra Costa Rica.
Diante de um adversário que abdicou da posse de bola e posicionou-se durante todo o jogo na defensiva, o Brasil esteve no ataque o tempo todo, mas falhou muito nas finalizações. Foram nada menos que 19 delas, e nenhuma com acerto.
As melhores oportunidades estiveram nos pés dos atacantes Raphinha e Rodrygo, além do meia Lucas Paquetá. Bem marcado, o atacante Vini Jr. cotado para ser o Bola de Ouro da temporada, foi figura apagada em campo, sem muita inspiração. Por fim, acabou substituído por Endrick que, apesar de marcar presença na área costarriquenha não contribuiu para a vitória da seleção brasileira, que ficou devendo, inclusive, uma melhor atuação e alternativas táticas, capazes de romper o bloqueio defensivo de Costa Rica, muito bem montado pelo técnico argentino Alfaro.
Apesar das chances desperdiçadas, o Brasil esteve perto da vitória, quando Marquinhos, escorou de pé direito para o fundo da rede do goleiro costarriquenho, após cobrança de falta, em direção à área, de Raphinha, aos 29’ da primeira etapa. O lance, porém, que seria o gol da vitória do Brasil, foi impugnado pelo árbitro de vídeo, que acusou impedimento de Marquinhos.
O Brasil volta à campo pela Copa América na próxima sexta-feira (28), diante do Paraguai, mais do que nunca precisando da vitória. No Grupo D, onde está o Brasil, a Colômbia largou na frente com vitória sobre o Paraguai, por 2×1, gols de Muñoz e Lerma. Enciso descontou para om Paraguai.
O jogo Brasil x Paraguai, acontece no Allegian Stadium, em Las Vegas, às 22 horas, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela TV Globo, em sinal aberto.
Ficha Técnica
BRASIL 0 X 0 COSTA RICA
Local: SoFi Stadium, em Inglewood (EUA)
Data: 24 de junho de 2024, segunda-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Cesar Arturo Palanzuelos (MEX)
Assistentes: Alberto Morin Mendez (MEX) e Marco Antonio Mendiola (MEX)
VAR: Guillermo Pachelo Larios (MEX)
Público: 67.158 torcedores.
Cartões amarelos: Calvo, Ugalde (Costa Rica); Militão (Brasil)
BRASIL: Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Arana; João Gomes (Gabriel Martinelli), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha (Savinho), Vinícius Jr (Endrick). e Rodrygo. Técnico: Dorival Júnior.
COSTA RICA: Sequeira; Quirós, Mitchell, Vargas, Calvo e Lassiter (Mora); Brenes (Alejandro Bran), Galo e Brandon Aguilera (Taylor); Ugalde (Madrigal) e Zamora (Campbell). Técnico: Gustavo Alfaro.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução