O Brasil encara o Uruguai, no estádio Centenário de Montevidéu, às 21h00, desta terça-feira (17), pela terceira rodada das Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo de 2026. Para o jogo de hoje, o Brasil não terá o lateral direito Danilo, machucado. O atleta sofreu lesão no músculo posterior da coxa esquerda no empate com a Venezuela, na última quinta-feira (12). Em seu lugar, será escalado o reserva imediato Yan Couto, que defende o Girona da Espanha.
Durante os treinamentos que antecederam a partida desta noite, o técnico Fernando Diniz testou alternativas para o ataque e defesa do time. Em baixa na seleção, sem fazer gols, Richarlyson deu lugar a Gabriel Jesus, no ataque. E na defesa, Guilherme Arana deixou a equipe para a entrada de Carlos Augusto. Outra dúvida é o volante Casemiro. Caso não jogue, André, do Fluminense, deve substitui-lo.
Até o momento, o Brasil soma 2 vitórias e 1 empate, e está na vice-liderança do torneio que reúne 10 seleções. As seis melhores ao final de 18 rodadas, em jogos de ida e volta, garantem vaga direta para a Copa-26 e a sétima ainda terá uma chance na repescagem. A liderança das Eliminatórias Sulamericanas é da Argentina, atual campeã do mundo, com 100% de aproveitamento.
Adversário do Brasil no jogo de hoje, o Uruguai, treinado pelo argentino Marcelo Bielsa, faz campanha modesta nas Eliminatórias com apenas 1 vitória em 3 jogos disputados. O time celeste vem de um empate com a Colômbia, fora de casa, por 2×2.
Além de Brasil x Uruguai, outras quatro partidas acontecem hoje: 18h00: Venezuela x Chile; 20h30: Paraguai x Bolívia; 20h30: Equador x Colômbia; 23h00: Peru x Argentina.
O Brasil ainda fará mais dois jogos pelas Eliminatórias este ano e ambos no mês de novembro. Dia 16, visita a Colômbia e dia 21, recebe a Argentina, no Maracanã.
A partida de hoje entre Uruguai x Brasil terá transmissão ao vivo pela TV Globo, a partir das 21 horas. O canal Sportv também anuncia a transmissão do jogo.
Prováveis escalações:
URUGUAI: Rochet, Nández, Sebastián Cáceres, Viña e Piquerez; Ugarte, Valverde, Cannobio e Maxi Araújo; Darwin Nuñez. Técnico: Marcelo Bielsa.
BRASIL: Ederson, Yan Couto (Emerson Royal), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro (André), Bruno Guimarães e Neymar; Rodrygo, Vinicius Junior e Richarlison. Técnico: Fernando Diniz
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: EFE/Abacapress/Fernando Bizerra/Icon Sport