O Brasil encara nesta quinta-feira (16), a Colômbia, pela 5ª. rodada das Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo 2026. O jogo acontece no estádio Metropolitano, em Barranquilla, às 21 horas (horário de Brasília). Em terceiro lugar na tabela de classificação, o Brasil vem derrota para o Uruguai na última rodada, fora de casa, por 2×0. A Colômbia, por sua vez, empatou com o Equador, fora de casa, de 0x0.
Até o momento, a seleção brasileira soma 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota na competição. Adversário do Brasil, na noite de hoje, a Colômbia tem apenas 1 vitória e está em 5º. lugar.
Na entrevista coletiva que concedeu às vésperas do jogo, o técnico Fernando Diniz disse que prevê dificuldades para o Brasil na partida de hoje. O calor intenso e o apoio total dos torcedores colombianos foram destacados por Diniz como obstáculos a serem superados. A Colômbia joga um bom futebol, na avaliação do técnico brasileiro e deve impor dificuldades ao Brasil. Vale destacar que o Brasil não vence a Colômbia há 20 anos, porém leva vantagem nos histórico de confrontos entre as equipes com 20 vitórias contra 3 do adversário, além de 11 empates.
Ainda sem poder contar com os titulares Casemiro e Neymar, lesionados, a seleção brasileira deve ir à campo com: Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André e Bruno Guimarães; Raphinha, Rodrygo, Vini Jr e Gabriel Martinelli.
Treinada por Néstor Lázaro, a Colômbia deve iniciar o jogo com a seguinte escalação: Vargas; Muñoz, Cuesta, Sánchez e Machado; Lerma, Uribe, Kevin Castaño (Richard Ríos ou Carrascal), James Rodríguez, Luis Díaz e Borré.
Vale destacar que as Eliminatórias Sulamericanas, disputada por 10 seleções, garantem 6 vagas diretas para o Mundial de 2026 e mais uma que poderá ser obtida pelo sétimo colocado, na repescagem.
O jogo Brasil x Colômbia será apitado pelo árbitro uruguaio Andres Matonte e terá transmissão ao vivo pela TV Globo em sinal aberto, a partir das 21 horas. O canal Sportv também anuncia a transmissão da partida ao vivo.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Alexandre Schneider