Em seu oitavo jogo pelas eliminatórias sulamericanas para a Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira enfrenta o Equador, às 22 horas, desta sexta-feira (6), no estádio Couto Pereira, em Curitiba.
A campanha do time na competição deixa muito a desejar. O Brasil vem de três derrotas consecutivas, para Colômbia, Uruguai e Argentina, algo inédito, até então. Está em 6º. lugar com 7 pontos ganhos, posição limite de classificação direta para o Mundial de seleções que será disputado nos Estados Unidos.
Entre os convocados pelo técnico Dorival Jr. a novidade é o atacante Estevão, do Palmeiras. Mas é pouco provável que o jovem talento de apenas 17 anos tenha oportunidade na equipe titular.
Durante a preparação da equipe para o jogo contra o Equador, o atacante Pedro, do Flamengo, lesionou-se com gravidade no joelho e ficará, segundo avaliação médica, fora dos gramados pelo restante da temporada. O time da Gávea estuda reivindicar indenização da CBF.
Para encarar o Equador o técnico Dorival Jr. testou o ataque do Brasil com três atacantes, todos do Real Madrid-ESP, formado por Rodrygo, Endrick e Vini Jr. Na zaga, Marquinhos deu lugar para Gabriel Magalhães. Titular na Copa América, o volante João Pedro foi sacado para a entrada de André, do Fluminense.
Um provável Brasil para o jogo desta noite tem a seguinte escalação: Alysson; Danilo, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Endrick e Vini Jr.
O Equador faz campanha melhor que o Brasil nas eliminatórias sulamericanas. Venceu 3 jogos dos 6 disputados e ocupa a 5ª. colocação com 8 pontos ganhos. O time equatoriano, treinado pelo argentino Sebastian Beccacece tem alguns jogadores que atuam no futebol brasileiro, dentre eles, o zagueiro Felix Torres, do Corinthians, o meio-campista Alan Franco, do Atlético Mineiro e o atacante Enner Valencia, do Inter de Porto Alegre. Vale lembrar que o Equador iniciou as Eliminatórias com menos 3 pontos, por conta do caso Byron Castillo que teria atuado com documentação falsa em oito jogos das eliminatórias para a Copa do Qatar 2022.
O árbitro argentino Facundo Tello estará no apito para Brasil x Equador. Ele terá como assistentes Ezequiel Brailosky e Gabriel Chade. A TV Globo transmite a partida ao vivo, em sinal aberto, para todo o Brasil, a partir das 22 horas.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rafael Ribeiro/CBF