Apesar da derrota por 3 sets a 1 para a Colômbia, na noite do último domingo (19), o Brasil sagrou-se campeão sul-americano de vôlei feminino.
A competição foi disputada em Barrancabermeja, na Colômbia, em turno único, com as 5 equipes participantes jogando entre si.
Com 3 vitórias conquistadas sobre Peru, Argentina e Chile, a seleção brasileira chegou à última rodada, precisando vencer apenas 1 set diante das anfitriãs, para ficar com a taça de campeã.
E isso acabou acontecendo no 3º. Set, quando o Brasil venceu por 26x 24. Os demais sets do jogo, foram vencidos pela Colômbia, por 25×19 (1º), 25×23 (2º) e 25×23 (4º) fechando o placar em 3×1.
A equipe colombiana é treinada pelo brasileiro Antonio Rizola e com a vitória sobre o Brasil, conquista pela primeira vez uma vaga para o Mundial da modalidade.
O saldo, porém, acabou sendo altamente positivo para o Brasil que, além do título sul-americano, também garantiu vaga para o Mundial do próximo ano, que terá dois países sedes, Holanda e Polônia.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação