As duas maiores potências do futebol sul-americano estarão frente a frente neste sábado (10). Brasil e Argentina, fazem no estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, a grande final da Copa América 2021. O jogo começa às 21h00 e terá transmissão ao vivo do SBT para todo o território nacional.
As equipes chegam com moral para a decisão. Ambas saíram como líderes dos seus respectivos grupos na primeira fase do torneio. Com 3 vitórias e 1 empate, o Brasil fechou em primeiro lugar o grupo A com 10 pontos ganhos. Campanha idêntica fez a Argentina no grupo B, também com 3 vitórias e 1 empate.
Nas quartas de final, o Brasil despachou o Chile e na semi mandou pra casa o Peru, ambas as vitórias pela contagem mínima. Na frieza dos números, o Brasil leva vantagem sobre a Argentina até aqui. A equipe brasileira marcou 12 gols, 1 a mais que a Argentina e sofreu apenas 2 gols contra 3 gols tomados pelos argentinos.
O craque Lionel Messi, da Argentina, vem gastando a bola na competição. Jogando bom futebol, já marcou 5 gols e deu assistências para outros 4 tentos marcados por sua equipe.
Pelo lado do Brasil, Neymar não fica atrás. O astro principal e, talvez, único, do time brasileiro, já marcou 2 vezes nesta Copa América e tem chamado para si o jogo, com belas jogadas individuais, paradas apenas com falta pelos adversários, como de costume. Em 6 partidas disputadas, Neymar já deu 3 assistências para seus companheiros de equipe que resultaram em gols do Brasil.
Desfalque
Para a final deste sábado, o Brasil não terá o atacante Gabriel Jesus, expulso contra o Chile, e penalizado com dois jogos de suspensão. Já cumpriu um contra o Peru, na semifinal, mas fica fora da finalíssima contra a Argentina.
Arbitragem
O árbitro uruguaio Esteban Ostojich será o árbitro da grande final e terá como auxiliares seus compatriotas Carlos Barreiro e Martin Soppi. O 4º. árbitro será Diego Haro, do Peru.
Histórico
Campeã em 14 edições da Copa América, a Argentina tem ainda no seu invejável currículo, a maior goleada da competição, aplicada sobre o Equador, em 1942, por 12×0. Até aqui, los hermanos obtiveram 122 vitórias e sofreram apenas 33 derrotas.
Atual campeão da Copa América, o Brasil defende o título, jogando novamente em casa, a exemplo do que aconteceu na edição anterior da disputa, em 2019. O Brasil já levantou a taça de campeão da Copa América 9 vezes e foi vice em outras 11 oportunidades.
A última vez que Brasil e Argentina decidiram um título da Copa América foi em 2007, quando o Brasil venceu por 3×0, na Venezuela, com gols de Ayala (contra), Júlio Batista e Daniel Alves.
3º lugar
A disputa do 3º lugar da Copa América acontece nesta sexta-feira (9), com a partida entre Colômbia e Peru, marcada para o estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, às 21h, com arbitragem do brasileiro Rafael Claus.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Sergio Pinto/CBF