O Brasil fez para o gasto e venceu o seu segundo jogo na Copa 2022. A vitória foi pelo placar de 1×0 sobre a Suíça, em partida disputada no estádio 974 em Doha, no Catar, país sede da Copa.
Casemiro fez o gol salvador aos 38 minutos do segundo tempo. Antes, aos 18, Vini Jr. já havia marcado para o Brasil, mas o gol foi anulado pelo VAR que apontou impedimento de Richarlison.
A exemplo do jogo contra a Sérvia pela primeira rodada, quando venceu por 2×0, o Brasil teve muitas dificuldades nos 45 minutos iniciais para superar, dessa feita, o ferrolho defensivo da Suíça.
Mesmo assim não sofreu sustos. No segundo tempo, o técnico Tite mexeu no time brasileiro e promoveu as entradas de Rodrigo no lugar de Lucas Paquetá e de Bruno Guimarães no lugar de Fred.
As alterações surtiram efeito e o Brasil passou a marcar mais presença no ataque, criando, inclusive, algumas oportunidades de gol. Quando a partida já encaminhava para o seu final, Vini Jr. serviu a Casemiro já dentro da área. O volante então pegou de primeira um chute forte, enviesado, fora do alcance do goleiro Yann Sommer da Suíça. Daí foi sair para o abraço e comemorar o gol da classificação da seleção brasileira às oitavas de final da Copa.
Ainda pela primeira fase da competição, o Brasil volta a campo na próxima sexta-feira (2), quando enfrenta a seleção de Camarões, às 16 horas, no estádio Lusail em Doha.
A vitória sobre a Suíça na tarde de ontem isolou o Brasil na liderança do Grupo G, com 6 pontos ganhos. A Suíça é a segunda com 3 pontos. Camarões e Sérvia completam as posições da chave com apenas 1 ponto cada. No outro jogo do Grupo G, disputado ontem, Sérvia e Camarões ficaram no 1×1.
Ficha técnica:
Brasil: Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Vinicius Júnior e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite
Suíça: Sommer; Widmer (Frei), Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler, Sow (Aebischer), Rieder (Steffen), Xhaka e Vargas (Edimilson Fernandes); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin
Arbitragem: Ivan Barton (ESA); David Moran (ESA) e Zachari Zeegelaar (SUR). VAR: Drew Fischer (CAN)
Gol: Casemiro, aos 37′ do 2ºT
Cartões amarelos: Fred (BRA) e Rieder (SUI)
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação