A seleção brasileira de futebol deu importante passo na busca por uma vaga para a Copa do Mundo do Qatar no próximo ano. Na quinta-feira (2), jogando em Santiago/CHI, o Brasil derrotou o Chile por 1×0, e obteve a 7ª vitória em 7 jogos nas Eliminatórias Sulamericanas.
No primeiro tempo, o Brasil tomou sufoco do Chile e foi salvo devido à grande atuação do goleiro Weverton, do Palmeiras. O Brasil voltou diferente para a segunda etapa, com alterações promovidas pelo técnico que resolveu apostar no entrosamento dos jogadores do Flamengo. As entradas de Gérson e Éverton Ribeiro, no intervalo, tornaram a equipe mais ofensiva e o Brasil equilibrou o jogo.
O gol da vitória brasileira saiu aos 18 minutos do segundo tempo, com o atacante do Flamengo, Éverton Ribeiro, que aproveitou rebote do goleiro Bravo, depois de chute de Neymar, que não teve boa atuação.
Bastante modificada em sua formação titular devido ausência dos jogadores que atuam no futebol inglês, a seleção brasileira encontrou dificuldades até se acertar em campo.
Após abrir o placar, o Brasil posicionou-se com eficiência defensivamente e soube suportar a pressão do time chileno, que reclamou bastante um pênalti inexistente sobre o meia Vidal, não marcado corretamente pela arbitragem.
Com a vitória o Brasil ficou muito perto da vaga para a Copa do Mundo e o Chile viu suas chances diminuírem bastante. Ainda na quinta-feira (2), jogando em Caracas, a Argentina derrotou a Venezuela por 3×1, e manteve a segunda colocação das Eliminatórias Sulamericanas, com 15 pontos ganhos, 6 atrás do Brasil.
No próximo domingo (5), acontece o confronto direto entre Brasil x Argentina, em jogo que acontecerá na Arena Neoquímica, em São Paulo, às 16h.
Frente ao Chile, o Brasil jogou com: Weverton; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães (Gérson e Lucas Paquetá; Vini Jr (Everton Ribeiro), Neymar e Gabigol (Matheus Cunha). Técnico: Adenor Bachi “Tite”.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Gety Images