Fraco futebol e péssimo resultado. Em seu terceiro e último jogo da fase de grupos da Copa América dos Estados Unidos, o Brasil não passou de um empate de 1×1 com a Colômbia, em partida disputada no estádio Levi’s Stadium, em Santa Clara.
Raphinha abriu o placar para a seleção brasileira, aos 12 minutos em cobrança de falta perfeita, sem chance para o goleiro Vargas. Mas a alegria durou pouco. Já nos acréscimos do primeiro tempo, o lateral direito Muñoz empatou para a Colômbia, após passe precioso de Córdoba que fez a “parede” em cima da zaga brasileira e serviu o companheiro em excelentes condições.
O Brasil lamentou bastante um pênalti claríssimo a seu favor sofrido por Vini Jr. não marcado pela arbitragem. Ontem (3), a Conmebol reconheceu o erro do árbitro venezuelano Jesus Valenzuela. A Colômbia teve ainda um gol corretamente anulado pelo árbitro de vídeo.
Sem alternativas táticas, o Brasil foi pouco inspirado no ataque. Vini Jr. inclusive recebeu cartão amarelo, o segundo, e está fora do jogo contra o Uruguai pelas quartas de final. O camisa 10 Rodrygo, também foi mal no jogo e, em nenhum momento, levou perigo à defensiva colombiana.
Nem mesmo o técnico Dorival Jr. esteve bem na partida. Demorou a alterar a equipe e as modificações que fez não surtiram efeito. Na segunda etapa, manteve em campo uma equipe repleta de volantes, confusa e errando passes, inclusive na saída de bola, falhando também na transição das jogadas.
Enfim, tudo deu errado para o Brasil contra a Colômbia, e só não foi pior, porque o empate acabou sendo suficiente para classificar o Brasil à próxima fase da competição.
Na próxima terça-feira (9), às 22 horas (horário de Brasília), o desafio pelas quartas de final será o Uruguai, equipe que tem a melhor campanha da Copa América dos Estados Unidos, até o momento. No último confronto entre as equipes, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil foi derrotado por 2×0, fora de casa.
Se passar pelo Uruguai, o Brasil enfrentará o vencedor do confronto entre Colômbia x Panamá.
Confira os confrontos das Quartas de Final da Copa América:
4/7 (Quinta-feira):
22h00: Argentina x Equador
5/7 (Sexta-feira):
19h00: Venezuela x Canadá
6/7 (Sábado):
19h00: Panamá x Colômbia
22h00: Uruguai x Brasil (Tv Globo e Sportv)
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Ezra Shaw/Getty Images-AFP.