O Brasil avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019. Os resultados foram divulgados ontem (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8, em 2017, para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, avançou de 4,7 para 4,9. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa, 5,2. No ensino médio, passou de 3,8 para 4,2, ficando também abaixo da meta, que era 5.
O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.
O índice tem metas diferentes para cada ano de divulgação e também metas específicas nacionais, por unidade da federação, por rede de ensino e por escola. A intenção é que cada instância melhore os índices para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Em termos numéricos, segundo o Inep, isso significa progredir da média nacional de 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Para os anos finais do ensino fundamental, a meta nacional é 5,5 e, para o ensino médio, 5,2. Esta é a penúltima divulgação do Ideb antes do fim das metas previstas. A próxima será em 2022, referente a 2021.
Por Agência Brasil
Rio Claro fica acima da média no Ideb
Segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados ontem (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Rio Claro está acima da média dos índices nacionais. Houve um declínio nos anos iniciais do Ensino Fundamental, porém avanços nos anos finais do EF e do Ensino Médio.
Conforme a pesquisa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública, que compreende o quinto ano, tanto da rede estadual quanto municipal, o índice em 2019 foi de 6,7, um pouco inferior à pesquisa anterior, feita em 2017, quando o índice foi de 6,8. A meta prevista era para 6,8 em 2019.
Já nos anos finais do Fundamental da rede pública, que compreende o nono ano, tanto da rede estadual quanto municipal, o índice em 2019 foi de 5,6; superior à pesquisa de 2017, quando o índice foi de 5,3. Apesar do avanço, ficou longe de atingir a meta ideal, que era de 6,3.
No Ensino médio, da rede pública, que compreende o terceiro ano, tanto da rede estadual, o índice em 2019 foi de 4,9; superior à pesquisa de 2017, quando o índice foi de 4,0. Com o avanço, ficou acima da meta ideal, que era de 4,5.
ESCOLA DE DESTAQUE
Conforme o levantamento, as escolas municipais apresentaram destaque nos índices. Nos anos iniciais do Fundamental, a maior nota (7,8) foi da escola municipal Djiliah Camargo de Souza; seguida pela escola Dante Egreggio (7,7); e Ephraim Ribeiro dos Santos (7,6).
Nas estaduais, destaque para a escola estadual Prof. Jose Fernandes, que obteve nota 7,7 nos anos iniciais do EF e 6,4 nos anos finais do EF. A Escola Carolina Augusta Seraphim foi a que registrou maior índice em 2019, nos anos finais do EF (7,0); seguida da escola Barão de Piracicaba (6,5).
No ensino médio, o maior índice é da ETEC Armando Bayeux da Silva, com 6,9; seguida pelo Raul Fernandes Chanceler, com 5,9; e Marciano de Toledo Piza, com 5,7. Os números de todas as escolas podem ser conferidos no site http://ideb.inep.gov.br.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação