Considerada a olimpíada escolar e uma das principais competições escolares do planeta, a Gymnasiade é um evento multiesportivo mundial que acontece de dois em dois anos, organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) desde 1974. No Brasil, a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) é a responsável por formar a delegação brasileira, por meio das seletivas nacionais.
A Gymnasiade será disputada este ano na região da Normandia, na França, entre 14 e 22 de maio e vai reunir cerca de 3,4 mil atletas-estudantes de 69 países, todos na faixa etária de 16 a 18 anos. O Brasil terá 230 representantes, de 22 Unidades Federativas sendo 112 mulheres e 118 homens. É a maior delegação do país na história da competição, que pela primeira vez terá também esportes paraolímpicos. O Time Brasil vai atuar em 20 modalidades.
Uma dessas modalidades é Boxe que irá participar com 19 atletas que foram convocados pela CBBOXE (Confederação Brasileira de Boxe) o qual assinou um termo de Cooperação Técnica com a CBDE, que tem como principal objetivo, promover ações conjuntas, que proporcionem benefícios, que contribuam para o desenvolvimento do Boxe nas unidades escolares, além de proporcionar a realização em parceria, de eventos de Boxe Escolar, em conformidade com o calendário de eventos da CBDE.
Dentre esses 19 atletas, 5 representam o Estado de São Paulo em competições estaduais e nacionais sendo eles:
- Victória Cristina de Lima (Das Ruas para os Ringues)
- Sofia Colaço (Carrasco Boxe Team/Osasco)
- Vinicius Lima (MM Boxe Rio Claro)
- Gabriel Marques (CT Carlinhos Furacão)
- Kelvy Alecrim da Trindade (Boxe Autônomo)
Foto: Divulgação