Com uma população de pouco mais que 400 mil habitantes, a cidade de Ulan-Ude sedia a partir de AMANHÃ o Campeonato Mundial de Boxe Feminino! Isso mesmo! A atração esportiva reúne boxeadoras de todo o Globo que competem até o dia 13 de outubro, quando acontece a Grande Final! Entre as participantes figura nada menos que a representante da Cidade Azul, Jucielen Cerqueira que, aliás, vem de uma toada de importantes conquistas: o Título de Vice-Campeã dos Jogos Pan-Americanos disputados em Lima, no Peru e, mais recentemente, a medalha de Bronze, no XIX Silesian Women’s Boxing Championship, ocorrido na Cracóvia, na Polônia. Os sorteios que definem as adversárias e as datas dos combates serão realizados HOJE, o que faz com que imaginemos a emoção e a expectativa que sente a rio-clarense!
De acordo com informações obtidas pela reportagem do Diário Esportes – o Maior e Mais Plural Canal Esportivo da Terra de Ulysses Guimarães –, a pugilista enfrentou uma maratona de 48 horas de viagem até chegar à Capital da Buriácia, Federação da Rússia considerada a terceira maior da Sibéria Oriental. Em nota à imprensa, o treinador Leonardo Macedo disse que o esforço valeu, pois acredita que a atleta tem grande chance de garantir uma medalha.
“A Juci vem adaptando o seu boxe na categoria até 57kg e está em um momento de enorme evolução! No ano passado, realizou uma boa campanha no Mundial da Índia, porém, pela categoria até 54kg”, lembrou Leo, que compõe a Delegação Brasileira juntamente com o técnico Mateus Alves e as também lutadoras Graziele de Jesus [categoria até 51kg] e Beatriz Ferreira [até 60kg].
Vale ressaltar que o Mundial e os Jogos Olímpicos são as competições mais fortes do Boxe, entretanto, mesmo reunindo esportistas de Alto Nível, o Brasil será representado por essas três que têm muita capacidade de conquistar medalhas!
No que diz respeito à nossa conterrânea, desde que a paixão pelo pugilismo tomou seu coração, além dos já citados acima, inúmeros outros êxitos foram adquiridos, entre os quais o de Tricampeã Paulista [2015, 2016 e 2017], o de Campeã Brasileira Juvenil [2014] e o de Bicampeã dos Jogos Abertos do Interior [2016 e 2017].
Jucielen Cerqueira é Atleta Militar e integra a MM Boxe de Rio Claro, entidade criada no Jardim Guanabara por Marcos Macedo – pai de Leo e Breno, ambos treinadores profissionais – que conta com o imprescindível apoio da Secretaria de Esportes e Turismo [Setur].
DELEGAÇÃO BRASILEIRA
Assim que chegaram na Rússia, Léo Macedo, Jucielen Cerqueira, Bia Ferreira, Graziele Souza e Mateus Alves registraram o momento nesta foto defronte à Praça Vermelha – conhecida pelos grandes desfiles militares durante a Era da União Soviética
RETROSPECTO
Vale lembrar que Juci já conquistou importantes êxitos em 2019 como, por exemplo, o Título de Vice-Campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima e, mais recentemente, a medalha de Bronze no XIX Silesian Women’s Boxing Championship, ocorrido na Polônia!