O rio-clarense Jhonatan ‘Tico’ Conceição vai nesta quarta-feira em busca de sua terceira vitória na competição mais importante das Américas, o Campeonato Continental de Boxe, que está sendo realizado em Guayaquil, Equador. Jhonatan já se qualificou como um dos quatro melhores boxeadores da categoria meio-médio, cujo limite é 71 kg. Jhonatan, que completou 27 anos em Guayaquil, venceu dois combates até agora, e para chegar às finais precisa vencer mais um.
Na primeira rodada, Tico venceu por pontos Andrian Roach, atleta das Bermudas, país da América Central. O rio-clarense foi superior em todos os rounds, sequer parecia que estava afastado há cinco anos de competições internacionais desse porte. Nas quartas-de-final, o brasileiro teve um experiente adversário, o panamenho Eduardo Chambers, que vinha embalado de uma boa participação no Campeonato Mundial do ano passado. Jhonatan anulou o canhoto Chambers, usando-se de sua maior agilidade e técnica apurada para vencer por pontos.
A semifinal de Jhonatan será com José Rodriguez, boxeador local, do Equador. Vencendo, deve encarar na final o vencedor do combate entre México (Marcos Verde) e Estados Unidos (Omari Jones). Vale lembrar que participam desse campeonato países que são potência mundial, como Cuba e Argentina.
Jucielen perde e fica sem medalha
A outra atleta rio-clarense no Continental de Guayaquil, Jucielen Cerqueira, foi derrotada em sua luta de estreia e ficou de fora do pódio. Juci fez um combate muito equilibrado contra Ashleyann Lozada, de Porto Rico, onde os jurados deram a vitória a caribenha por decisão dividida.
O time brasileiro, que conta com o rio-clarense Leonardo Macedo na equipe técnica, garantiu 12 medalhas até agora, retrospecto que mostra a grandeza do boxe brasileiro na América. As lutas estão sendo transmitidas ao vivo pelo YouTube em sessões as 16h e as 20h de Brasília.
Foto: Divulgação