O ex-campeão mundial de boxe peso pesado, George Foreman, faleceu na última sexta-feira (21) aos 76 anos de idade. Considerado uma das lendas do boxe de todos os tempos, George Foreman foi campeão olímpico no México em 1968 e sagrou-se campeão mundial dos pesados em 1973, quando derrotou a Muhammad Ali.
Em 1974, em luta disputada no Zaire, concedeu revanche para Ali. O embate, disputado no dia 30 de outubro de 1974 é considerado um dos maiores na história do boxe e ficou conhecido como “A luta na selva”. Foreman acabou nocauteado por Ali no oitavo round, perdendo na oportunidade, o cinturão de ouro, que viria a retomar somente 20 anos depois, ao derrotar Michael Moorer. Tinha, então, 45 anos.
Por todo mundo, fãs e admiradores prestaram suas homenagens a George Foreman. O ex-campeão mundial Mike Tyson, com quem Foreman lutou em 1987, disse em suas redes sociais que a contribuição de Foreman para o boxe e para o mundo jamais será esquecida.
George Foreman detém um cartel de lutas excepcional com 76 vitórias, sendo 68 por nocaute e 8 por pontos e apenas 5 derrotas. Ao retornar aos ringues em 1987, aos 38 anos de idade, George Foreman contribuiu para que a medicina esportiva reavaliasse conceitos sobre o período de longevidade dos atletas de alta performance. Em 2023, a vida de George Foreman, como exemplo de superação foi levada às telas do cinema.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução.