Realizado em Cuiabá durante a primeira semana de novembro, o Campeonato Brasileiro de Boxe para as categorias de base premiou dois atletas rio-clarenses, reforçando a marca de Rio Claro como celeiro de boxeadores. Três atletas da MM Boxe/ Prefeitura de Rio Claro conquistaram a vaga na seleção paulista e representaram o estado de São Paulo na competição que reuniu os futuros talentos do boxe nacional.
Allan Firmiano, Nikson Rocha e Vinicius Lima foram os participantes e responsáveis por novas medalhas em campeonatos nacionais para a cidade. Desde 2008, atletas rio-clarenses sobem no pódio em campeonatos brasileiros. Vinicinho representou São Paulo na categoria juvenil até 54 kg. Na estreia, venceu adversário do Paraná, mas nas quartas-de-final perdeu para atleta do Espírito Santo, ficando sem subir no pódio. Valeu a experiência.
Allan Firmiano, que frequenta a MM Boxe desde seus 11 anos, fez uma excelente competição e ficou com a prata entre os cadetes 66 kg. Em seu primeiro desafio, superou atleta de Santa Catarina com larga vantagem. Na semi-final, teve uma expressiva vitória sobre a Bahia, estado com forte tradição no boxe. Já na final, fez um combate muito disputado com atleta de Sergipe, perdendo por decisão dividida dos jurados e ficando com a prata.
A segunda medalha dos atletas de Rio Claro veio pelos punhos de Nikson Rocha, categoria juvenil até 86 kg. Nikson perdeu na semifinal para atleta do Pará, ficando na terceira colocação e ‘beliscando’ o bronze, garantindo assim também a Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes.
“Mais um campeonato brasileiro que conseguimos trazer medalhas, mostrando a grandeza do nosso trabalho realizado com os jovens de Rio Claro. A categoria de base da MM Boxe sempre foi forte, essa é a nossa garantia de um futuro vitorioso”, explica Breno Macedo, diretor técnico da equipe. “Agradecemos o apoio e confiança da Secretaria Municipal de Esportes, pois só com o apoio do poder público é que levamos esses jovens tão longe”, finaliza o profissional de 33 anos.
Foto: Divulgação