Valtteri Bottas sobrou no GP da Austrália.
O finlandês da Mercedes dominou a corrida em Melbourn, e venceu a primeira prova da temporada 2019 da Fórmula 1.
O britânico Lewis Hamilton, também da Mercedes, e o holandês Max Verstappen, da Red Bull, completaram o pódio.
Largando na primeira fila, Bottas assumiu a liderança da corrida ainda na volta inicial. Com ritmo forte e grande desempenho no circuito australiano, o finlandês cruzou a linha de chegada após 58 voltas com mais de 20s de vantagem para o segundo colocado.
Se por um lado Bottas correu com tranquilidade, Hamilton não pode dizer o mesmo. Depois de conseguir a pole position, o pentacampeão mundial da F1 não conseguiu acompanhar o ritmo do companheiro e teve trabalho para conter Verstappen na briga pela segunda posição.
A Ferrari, que dominou a pré-temporada, não fez frente para Mercedes na Austrália e viu Sebastian Vettel e Charles Leclerc ficarem na quarta e quinta colocação, respectivamente.
A Fórmula 1 volta no dia 31 de março, com o GP do Bahrein, em Sakhir.
Bottas consegue também o ponto extra
O desempenho irretocável de Bottas em Melbourne marcou o retorno do finlandês ao lugar mais alto do pódio. Após passar em branco na temporada passada — a melhor posição foi o terceiro lugar no GP da Itália –, o piloto da Mercedes venceu pela primeira vez desde a última corrida de 2017, em Abu Dhabi.
E ele ainda coroou a grande corrida com a melhor volta na penúltima volta. Com isso, conseguiu também o ponto extra — concedido ao dono da volta mais rápida da corrida, conforme o novo regulamento.
Hamilton sofre com parada prematura
Lewis Hamilton largou na primeira posição, mas foi ultrapassado por Bottas logo na primeira volta. Além de ver o companheiro impor um ritmo fortíssimo desde que assumiu a ponta, o britânico ainda contou com outro obstáculo que o impediu de brigar efetivamente pela vitória na Austrália. Um pit stop prematuro, ainda na volta 16, afastou o inglês da disputa pela primeira posição.
Pelo rádio, o pentacampeão mundial chegou a questionar a equipe pela decisão da parada logo no começo da prova. Bottas, por exemplo, só foi aos boxes na volta 24. Enquanto Bottas disparava na liderança, Hamilton concentrou os esforços em manter a segunda posição. Ele precisou conter o ímpeto de Verstappen durante boa parte da corrida.
Veja como está a classificação
Na temporada 2019 da Fórmula 1, já passamos então pela Austrália. E depois desta primeira etapa, temos a seguinte classificação geral de pilotos:
1– Valtteri Bottas – FIN – Mercedes – 26 pontos
2 – Lewis Hamilton – GBR – Mercedes – 18
3 – Max Verstappen – NED – Red Bull Racing Honda – 15
4 – Sebastian Vettel – GER – Ferrari – 12
5 – Charles Leclerc – MON – Ferrari – 10
6 – Kevin Magnussen – DEN – Haas Ferrari – 8
7 – Nico Hulkenberg – GER – Renault – 6
8 – Kimi Räikkönen – FIN – Alfa Romeo Racing Ferrari – 4
9 – Lance Stroll – CAN – Racing Point BWT Mercedes – 2
10 – Daniil Kvyat – RUS – Scuderia Toro Rosso Honda – 1