Gabriel Bortoleto aproveitou a participação desastrosa de Isack Hadjar no GP Azerbaijão e assumiu a liderança da temporada 2024 da Fórmula 2. O brasileiro foi quinto colocado na sprint e quarto na corrida principal, chegando a 169,5 pontos, enquanto o francês da Campos deixou a rodada zerado e manteve os 165 pontos.
Outra boa notícia é que o brasileiro de 19 anos garantiu matematicamente os pontos necessários para obter a superlicença da FIA, abrindo caminho para uma possível estreia na Fórmula 1 em 2025. Embora os pontos ainda não tenham sido oficialmente contabilizados, o desempenho do piloto na temporada já assegura que ele conquistará a superlicença ao final do campeonato. Atualmente, possui 35 pontos na superlicença – cinco pontos do FRECA, que foi um sexto lugar em 2022, somados com os 30 do título da F3 ano passado.
Para a superlicença são necessários 40 pontos, o que significa que ele precisa terminar ao menos em oitavo no campeonato deste ano.
Apesar de ainda precisar concluir a temporada na Fórmula 2, Bortoleto está próximo de se juntar à elite do automobilismo, e uma vaga na Fórmula 1 em 2025 parece cada vez mais possível.
Por E. Cortez / Foto: Instagram