O tenente Fábio Henrique Giovani, comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro integra as equipes que atuam para combater o incêndio na Serra da Mantiqueira. Na data de ontem (15) os profissionais atuaram novamente em Águas da Prata, cidade que faz parte do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros que é comandado pelo Capitão João Paulo Laso. “Eu estou no apoio ao Capitão Laso no comandamento dos dois incêndios nas cidades de Águas da Prata e Vargem Grande. O capitão Laso e o Coronel Harley de Piracicaba estão no Posto de Comando Avançado que fica em São João da Boa Vista e tem dois tenentes, eu de Rio Claro que estou em Águas da Prata e o tenente Inoue que comanda o Posto de bombeiros de São João e está em Vargem. Por aqui temos o empenho de todos os bombeiros da região, além de Rio Claro, Limeira, Leme, Araras, Pirassununga, uma média de 4 a 5 bombeiros por dia no apoio. Então todos os dias as cidades enviam os profissionais para apoiar no incêndio na serra da mata”, explicou o tenente.
O fogo começou na começou no dia 2 de setembro, havia sido combatido no sábado, porém um foco dentro da mata se alastrou no domingo novamente, tomando grandes proporções. O incêndio chegou bem próximo da área urbana da cidade de Águas da Prata, a prefeitura decretou estado de emergência ambiental, além disso, quatro famílias tiveram que deixar suas casas.
Na tarde de ontem (15) o fogo já havia sido contido, porém as equipes continuam de prontidão, devido ao tempo muito seco, fazem o monitoramento. “O fogo foi controlado, porém como não choveu ainda, vários pontos no meio da mata estão tendo reignição, estão aquecidos, madeira queimando, então o fogo volta constantemente, a gente tem que manter bombeiros na mata para resfriar e ir cancelando esses focos que retornam”, explicou o tenente Fábio Henrique Giovani de Rio Claro.
Mais de 80 profissionais sendo bombeiros, policiais militares ambientais, brigadistas, voluntários, funcionários públicos, Fundação Florestal, atuam na área para combater o incêndio. Na manhã de ontem conforme a Polícia Ambiental informou, a operação de combate aos incêndios pelo município de Águas da Prata apresentava um foco de fumaça. O apoio foi concentrado no Posto de Comando da Unidade de Conservação “Bosque da Prata” no município de Águas da Prata, local esse em que Bombeiros permaneceram monitorando a incidência de novos possíveis focos de incêndio. Quanto ao apoio, coube às equipes da PMAmb, o transporte dos brigadistas aos locais de difícil acesso, ação de resgate de animais, patrulhamento preventivo para inibir as ações incendiárias e demais ações de apoio ao Corpo de Bombeiros no tocante ao abastecimento de viaturas e aeronaves empregadas, ao controle de brigadistas, de meios empregados, de suprimentos diversos, bem como, do fluxo de veículos nos Postos de Comando.
Foto: Divulgação