É cada vez mais maior as iniciativas para promover o empreendedorismo feminino como instrumento de inclusão social e geração de renda. Empreendedorismo feminino é o nome dado ao movimento que envolve negócios fundados, pensados ou comandados por mulheres, incluindo empresas com liderança feminina. Em Rio Claro, uma dessas ações é o projeto Empreendedoras em Ação que reúne mulheres que empreendem em diversos segmentos.
O empreendedorismo feminino foi um dos temas discutidos no programa Diário MA TV desta segunda-feira (5), com participação das empreendedoras Magna Leme e Camila Santos que integram o grupo Empreendedoras em Ação.
Magna Leme trabalha com bolos e biscoitos caseiros mantendo viva sua paixão pela gastronomia que começou na infância. Ela iniciou fazendo doces para festas e, após fazer jornadas e cursos de aperfeiçoamento, hoje concentra seu talento em bolos e biscoitos.
As vendas são feitas sob encomenda (@magnaldomiciano) e os carros-chefes, ou seja, os produtos mais procurados são o bolo de café com chocolate e biscoitos de nata. No entanto, Magna informa que produz diversos sabores como bolo de paçoca, de doce de leite e de cenoura (que perdeu a liderança na preferência para o café com chocolate).
Já a empreendedora Camila Santos produz velas aromáticas e comercializa semijoias. Seu lado empreendedor vem sendo cultivado desde a infância quando se tornou artesã aos 7 anos produzindo bordados que vendia pela vizinhança. “O artesanato pra mim é uma válvula de escape, minha terapia”, afirma Camila, que atualmente produz velas aromáticas.
De acordo com ela, suas velas utilizam somente matéria-prima natural. As pessoas podem comprar as velas que ela tem de pronta-entrega, mas também pode fazer encomendas. Camila também comercializa semijoias para diversos gostos e estilos (@cammy.gold).
A entrevista das empreendedoras Magna e Camila, na íntegra, podem ser conferidas pelo link https://www.youtube.com/watch?v=R413cP9WiI4
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro