Vacinação contra Covid em Rio Claro deve ser reiniciada na semana que vem
A previsão do governo estadual para a entrega de vacinas ao município de Rio Claro nesta terça-feira (23) não se confirmou e a população idosa terá de esperar um pouco mais para voltar a ser vacinada contra a Covid-19.
No final da tarde dessa terça-feira (23) a Secretaria Municipal de Saúde recebeu informação de que os lotes de vacina irão chegar ao Departamento Regional de Saúde, em Piracicaba, na quinta-feira (25). O município terá de aguardar autorização para a retirada do seu lote de vacinas em Piracicaba e, a partir disso, poderá então reiniciar a vacinação de idosos, suspensa temporariamente desde 12 de fevereiro.
A estimativa é que a vacinação em Rio Claro seja retomada na próxima semana. “A definição da faixa etária a ser vacinada vai depender do número de doses que o município irá receber”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Suzi Berbert.
O setor de vigilância epidemiológica municipal vem realizando normalmente a vacinação de profissionais de saúde da linha frente de combate ao coronavírus. Na terça-feira (23) mais 99 profissionais de saúde receberam a segunda dose da vacina, totalizando 1.544 segundas doses. Até agora, em Rio Claro, foram aplicadas 11.252 primeiras doses da vacina contra a Covid-19.
Novas doses da vacina da Índia já estão na Fiocruz
A remessa de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 já está no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) onde irá passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receber etiquetas com informações em português e ter amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
O processo ocorrerá ao longo dessa terça-feira (23), e a previsão é que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira (24). Após esse processo, elas serão entregues ao Ministério da Saúde.
O avião com o imunizante vindo do Instituto Serum, na Índia, aterrizou nesta manhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.
O material já veio pronto para ser aplicado e será apenas rotulado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A importação de doses prontas é uma estratégia paralela à produção de imunizantes a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), para acelerar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19.
Mais 8 milhões de doses estão previstas pelo acordo com os parceiros AstraZeneca e Instituto Serum, mas ainda não há data prevista para o recebimento. Em janeiro deste ano, a Fiocruz já havia recebido 2 milhões de doses da vacina.
Butantan começa a distribuir 3,9 milhões de vacinas contra covid-19
O governo de São Paulo anunciou ONTEM (23) o envio de 3,9 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Ontem (23), foi enviado lote com 1,2 milhão de doses e, hoje (24), serão entregues mais 900 mil frascos da vacina. Até domingo (28), serão liberados mais três lotes de 600 mil doses – previstas para envio nos dias 25, 26 e 28 de fevereiro.
De 5 de fevereiro a 5 de março, o governo paulista estima entregar 5,6 milhões de doses ao PNI, 65% a mais que o volume previsto inicialmente. “No início de março, o Instituto Butantan vai disponibilizar mais 1,7 milhão de vacinas para a imunização do país, estando previstas remessas de 600 mil doses no dia 2; 500 mil, no dia 4 e 600 mil, no dia 5”, disse o governo de São Paulo, em nota.
As doses enviadas hoje fazem parte do lote de imunizantes envasados no Butantan com o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) enviado pela Sinovac Life Science, da China. O instituto já entregou 90% de todas as vacinas usadas na rede pública do país e criou uma força-tarefa para envasar, em ritmo acelerado, doses para a entrega ao PNI.
Fotos: Divulgação