Em Rio Claro, agendamento para teste de Covid-19 pode ser feito pelo celular
Rio Claro iniciou na segunda-feira (8) testagem em massa da população para detectar Covid-19. Os exames serão realizados até dia 8 de março, a partir de agendamento prévio. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que neste período mais de 3.300 testes sejam feitos, com média diária de 160 exames. A testagem em massa não significa que toda a população será testada, mas sim que um grande grupo de pessoas passará pelo teste, permitindo às autoridades de saúde fazerem um mapeamento mais preciso da doença. O prefeito Gustavo Perissinotto acompanhou a realização dos primeiros testes, na Faculdade Anhanguera, onde foi recepcionado por Thais e Adrián Bevilacqua, diretores da faculdade.
O agendamento via internet está encerrado, porém os interessados em realizar o teste podem agendá-lo pelo número (19) 98770-7085. Os testes são feitos de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na Faculdade Anhanguera. Excepcionalmente nos dias 13, 15, 16 e 17 de fevereiro não haverá testagem.
“Essa ação é muito importante para levantamento dos dados epidemiológicos do município, além de impactar na redução da cadeia de transmissão”, observa Alcione Buzzo, diretora do departamento de gestão SUS, da Secretaria Municipal de Saúde.
Depois de realizar o agendamento, a pessoa deve comparecer à Faculdade Anhanguera, onde serão feitos os testes, no dia e horário marcados. É necessário apresentar documento de identidade e ter mais de 18 anos.
O resultado do teste fica pronto em poucos minutos e a pessoa já sai do local do teste com as orientações de como deve proceder. Para realizar o exame não será preciso estar com sintomas da Covid-19. Assintomáticos e também quem teve contato com alguém infectado estão entre o público alvo da ação, que é uma parceria da prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Saúde, com a Faculdade Anhanguera. As pessoas que tiveram Covid-19 há menos de 40 dias e quem já recebeu a vacina contra a Covid-19 não devem fazer o teste. A Faculdade Anhanguera fica na Rua 22, 669, Chácara Lusa, na região sul da cidade.
As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, onde são atendidos os casos leves de Covid-19, também passaram a realizar os testes para Covid. Nas unidades serão realizados ao todo cerca de 900 exames.
Butantan deve receber na quarta-feira novo lote de insumos para vacina
O Instituto Butantan, na capital paulista, deverá receber na quarta-feira (10) um novo lote de insumos, vindos da China, para a produção da vacina CoronaVac, contra a covid-19. Segundo informou no domingo (7) o governo do estado de São Paulo, a carga está no aeroporto de Pequim pronta para o embarque.
O lote tem 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), produzido na China pela biofarmacêutica Sinovac, parceira do Butantan no desenvolvimento da vacina. A matéria-prima permitirá a produção em São Paulo de mais de 8,7 milhões de doses do imunizante, que serão destinadas ao Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Na quarta-feira, 5,4 mil litros de IFA foram recebidos em São Paulo da mesma fornecedora, suficientes para a produção de 8,6 milhões de doses da vacina Coronavac. Somadas, as cargas permitirão a fabricação de 17,3 milhões de doses de imunizantes, que começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde a partir do final deste mês. A previsão do instituto é que a produção de vacinas contra a covid-19 alcance até 600 mil doses diárias com as duas remessas de matéria-prima.
Em janeiro, segundo o governo de São Paulo, o Butantan entregou 8,7 milhões de vacinas CoronaVac ao Ministério da Saúde. Foram 6 milhões de doses no dia 17, 900 mil no dia 22 e 1,8 milhão no dia 29.
Cidade paulista vai testar vacinação em massa contra covid-19
Todos os moradores do município paulista de Serrana acima de 18 anos serão vacinados contra a covid-19, por fazerem parte de um projeto de pesquisa do Instituto Butantan, que enviará doses suficientes para vacinar pelo menos 30 mil pessoas.
O projeto está sendo conduzido pelo Butantan em parceria com o Hospital Estadual de Serrana, o governo do Estado e a prefeitura da cidade. Serrana fica a 314,9 km da capital, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Somente moradores podem participar.
Para facilitar a vacinação em massa, a cidade foi dividida em 25 partes, que depois formaram quatro regiões separadas por cores. A vacinação será feita de quarta-feira a domingo, de acordo com o cronograma para cada cor.
Foto: Divulgação