Vacinas de Oxford chegaram a Rio Claro e já começaram a ser aplicadas
Rio Claro recebeu na quarta-feira (27) 2.420 doses de vacina contra a Covid-19, que já começaram a ser entregues para aplicação em profissionais de saúde. A vacinação por enquanto atende profissionais de saúde que estão mais expostos, que atuam em locais onde se concentra atendimento, como hospitais e unidades de saúde. Na semana que vem a vacinação se estenderá aos cerca de 400 idosos em casas de repouso e também aos profissionais de saúde que realizam cuidados imediatos a esses idosos.
As doses que chegaram nesta quarta-feira são da vacina de Oxford, desenvolvida em parceria com a AstraZeneca, e já começaram a ser encaminhadas para aplicação. As primeiras doses foram entregues à Santa Casa para vacinação dos seus profissionais de saúde. Com as 2.420 doses recebidas nesta quarta-feira (27) o município totaliza 5.580 doses de vacina contra a Covid-19, sendo que 3.160 da CoronaVac foram recebidas na quinta-feira (21).
Até o momento, 2.570 profissionais de saúde receberam a primeira dose da vacina, sendo que 138 deles foram vacinados na quarta-feira. Além da Santa Casa, a vacinação desta quarta-feira incluiu profissionais do pronto atendimento do Cervezão, Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) e Ambulatório Médico de Especialidades (AME). As duas vacinas, tanto de Oxford como CoronaVac, necessitam de aplicação de segunda dose e isso será feito repetindo a mesma vacina da primeira dose aplicada.
A estimativa é que o município tenha mais de 7.500 profissionais de saúde. O número total de vacinas que o município recebeu ainda é insuficiente para atender todos esses profissionais.
Por enquanto, a população não deve procurar pela vacina e deve aguardar orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Os demais profissionais de saúde que não forem contemplados neste primeiro momento devem fazer o pré-agendamento para vacina no link https://formulariocovid.saude-rioclaro.org.br/index.php.
Plano SP contra a pandemia altera o transporte coletivo de Rio Claro
Com as mudanças estabelecidas pelo governo estadual relativas à quarentena contra o novo coronavírus, o transporte coletivo de Rio Claro tem alterações a partir da quinta-feira (28). Os usuários poderão consultar os novos horários no site da empresa Rápido São Paulo (rapidosp.com.br/horarios/) ou no posto de atendimento da empresa, na Rua 1 entre as avenidas 1 e 2, em frente ao terminal de ônibus circulares.
As linhas permanecerão normais nos dias úteis até as 21 horas. Depois os carros param de circular até as 22h45 (último horário), quando entram em circulação ônibus percorrendo a cidade em duas linhas unificadas.
Nos sábados, domingos e feriados haverá algumas linhas unificadas também durante o dia. Já no período noturno, os carros vão circular até as 21 horas e retornam no último horário, às 22h45, em duas linhas unificadas.
Mudanças poderão ser feitas dependendo da demanda de usuários. Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas ao departamento de Mobilidade Urbana por telefone (3522-1919) ou email transporte@prefeiturarc.sp.gov.br.
As alterações no transporte coletivo são necessárias para que Rio Claro fique adequado à reclassificação do Plano SP, que coloca todos os municípios paulistas na fase vermelha nos sábados, domingos e feriados e das 20 às 6 horas nos dias úteis.
SP vai fornecer merenda para alunos da rede estadual a partir de 1º de fevereiro
O Governador João Doria anunciou na quarta-feira (27) que as escolas da rede estadual estarão preparadas para oferecer merenda escolar a partir do dia 1º de fevereiro a todos alunos que estiverem na escola presencialmente, seguindo o sistema de revezamento por conta da pandemia do coronavírus.
Todos os 3,3 milhões de estudantes poderão se alimentar nas escolas estaduais nos dias de aulas presenciais. Para os 770 mil mais vulneráveis, a merenda será servida diariamente.
“A rede estadual de Educação, com mais de cinco mil escolas, vai oferecer a merenda completa para todos os alunos da rede pública estadual seguindo o sistema de revezamento para evitar aglomerações e obedecer aos critérios sanitários”, disse Doria. “Esta medida mostra a visão, o cuidado e o zelo do Governo do Estado de São Paulo com a sua população mais vulnerável”, completou o Governador.