Rio Claro vacinou 1.769 profissionais de saúde
Mais 527 profissionais de saúde foram vacinados nessa segunda-feira (25) em Rio Claro contra a Covid-19. A vacinação neste primeiro momento é direcionada exclusivamente aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento à doença. A vacinação dos profissionais nos locais de trabalho teve início na sexta-feira (22) e, desde então, 1.769 profissionais de linha de frente foram vacinados com a primeira dose. Todos receberão uma segunda dose da vacina para completar a imunização.
As vacinas foram disponibilizadas nesta segunda-feira a profissionais que atuam no pronto atendimento do Cervezão, unidade de pronto atendimento da Avenida 29, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Reabilitação “Princesa Victoria”, Ambulatório Médico de Especialidades, Santa Casa e Unimed. Também já receberam a primeira dose os profissionais da rede de atenção básica, do laboratório municipal e do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa).
As vacinas chegaram ao município na quinta-feira (21) pouco depois das 15 horas e duas horas depois, o município vacinou os dois primeiros profissionais de saúde. Na manhã de sexta-feira doses da vacina já foram encaminhadas aos locais de trabalho onde os profissionais de linha de frente começaram a ser vacinados.
Conforme orientação do governo estadual, neste primeiro momento estão sendo vacinados apenas os profissionais que atuam na linha de frente. As 3.160 doses que foram encaminhadas pelo governo estadual correspondem a 40% do total necessário para atender os 7.500 profissionais da saúde de Rio Claro. Por isso, estão sendo vacinados primeiro os de linha de frente.
Também a partir de orientação do governo do estado, todas as doses que chegaram ao município serão aplicadas, sem reserva de vacinas para a segunda dose. O governo estadual se comprometeu a encaminhar ao município posteriormente a quantidade necessária de doses para a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde.
Por enquanto, a população não deve procurar pela vacina e deve aguardar orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Os demais profissionais de saúde que não forem contemplados neste primeiro momento devem fazer o pré-agendamento para vacina no link https://formulariocovid.saude-rioclaro.org.br/index.php
Bolsonaro diz que insumos da CoronaVac chegarão nos próximos dias
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na tarde de segunda-feira (25), que os insumos necessários para a fabricação da vacina CoronaVac estão próximos da liberação pela China e devem chegar ao Brasil “nos próximos dias”. A informação, segundo o presidente, foi repassada pela Embaixada do país asiático.
Além dos insumos da CoronaVac, o presidente disse que os ingredientes farmacêuticos ativos (IFA) da outra vacina em uso no Brasil, a produzida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, também estão com trâmite acelerado para que possam ser enviados da China.
Com a chegada da matéria-prima das duas vacinas, tanto o Instituto Butantan quanto a Fundação Oswaldo Cruz poderão produzir, envasar e rotular milhões de doses da CoronaVac e do imunizante da AstraZeneca.
Também pelas redes sociais, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, compartilhou a publicação de Bolsonaro e destacou que o seu país continuará a ajudar o Brasil no combate à pandemia.
Foto: Divulgação