O programa Diário MATV desta terça-feira (29) entrevistou o empresário Jorge Spiller, proprietário da Papelaria Blue City que há mais de 50 anos atende consumidores de Rio Claro e região. Em conversa com Maria Angela Tavares de Lima e Renata Tesch Fantin, Spiller falou um pouco sobre sua trajetória de sucesso e como enfrentou e se adaptou às mudanças do mercado causadas pelo avanço da tecnologia.
Depois de trabalhar em uma relojoaria e um escritório de contabilidade, Spiller se aventurou na compra e revenda de produtos diversos, tudo na informalidade, atividade que sua mãe chamava de “rolista”. Fez isso por dois anos e, aos 18 anos, recebeu convite de um amigo para abrir um negócio de seguros em parceria. Ao invés de seguros, Spiller optou pelo ramo da papelaria e assim nasceu a Blue City.
Na época, em 1973, a papelaria comercializava uma gama grande de produtos em diversos segmentos, além de escritório e escolar. Essa diversidade de comércio gerava uma boa margem de lucro. No entanto, o mercado muda e é preciso se adaptar. A tecnologia chegou trazendo o computador, depois veio o código de barras que tirou das papelarias a exclusividade da venda de diversos produtos que passaram também a ser vendidos em supermercados e lojas. Mochilas e bolsas ganharam lojas próprias desse ramo e o mercado foi ficando cada vez mais dividido.
Diante disso, o empresário decidiu deixar o ponto na Rua 2 com Avenida 1, no Centro, onde a loja ficou por mais de 40 anos, e mudar para um lugar menor na Avenida Visconde do Rio Claro. “Hoje nosso foco é o corporativo com venda de material de escritório”, conta Spiller.
Mas nem por isso a papelaria deixou de atender outros segmentos. Além de material de escritório, a Blue City também oferece artigos de papelaria (escolar), informática, artesanato e pintura, automação/eletrônicos, escrita e corretivos, embalagem, higiene/limpeza e coffee, entre outros. A Blue City vende no atacado, varejo e atacarejo atendendo empresas, pessoas físicas e papelarias.
E, como não podia deixar de ser, o atendimento ao cliente é feito por diversos canais: telefone (3524-2068, 3532-2111 e 3532-0102), WhatsApp (9.9797-7566 e 9.9914-4695), site (www.bluecity.com.br) e também pessoalmente na loja na Avenida Visconde do Rio Claro, 1.450, Centro.
Para Spiller, o site trouxe comodidade aos clientes que podem ver os produtos de casa e comprar pelo próprio portal ou utilizar os outros canais de venda disponíveis. No ramo da papelaria, o sucesso com as crianças são os produtos de personagens e afins, intitulados de “papelaria fofa”. Tanto que o site tem um espaço específico dedicado a eles. É só clicar e conferir a “doçura” desses itens que atraem adultos e crianças.
Para quem pretende começar um negócio, o conselho de Spiller é estudar, se preparar e entender bem o mercado que mudou e não é mais o mesmo de 50 anos atrás. “Comecei em experiência, mas se fosse hoje começaria diferente”, comenta.
A entrevista de Jorge Spiller, na íntegra, pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=YM-JefLKb9M.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação