A promoção que enlouquece muita gente tem ganhado força no Brasil.
Já se tornou uma data importante no calendário dos lojistas e dos clientes que buscam economizar e aguardam o momento certo para a compra. A estimativa com a Black Friday neste ano era de crescimento nas vendas de 15%, conforme apontou o E-bit, nos produtos eletrônicos (39%), informática (24%), eletrodomésticos (33%), moda (19%) e cosméticos (18%).
Os descontos seguem em muitos produtos e, para atender a demanda, o comércio ampliou horário de atendimento e permaneceu aberto até às 22 horas de sexta-feira (22). Para este sábado (23), os consumidores terão mais tempo para aproveitar as promoções com as lojas abertas também em horário especial, das 9 até às 18 horas.
Tem estabelecimento na região central que deve ficar aberto também no domingo, das 9 às 15 horas. “Esta semana, no período da Black Week, ou mesmo no dia de ontem, com a Black Friday, a movimentação no comércio deu mostras desse crescimento”, declarou o Diretor de Varejo da Acirc, José Afonso Baldissera.
Ainda sem encerramento da promoção, os resultados já são positivos. “Os consumidores estão aproveitando mesmo as promoções e os descontos. Extraoficialmente, pode se dizer que superou a casa dos 20 a 25% a mais em vendas com relação ao mesmo período ou dia da Black Friday do ano passado”, adiantou.
No Shopping Center Rio Claro, a promoção se estende durante toda a semana e segue até domingo (25). Na “Black Week do Shopping Rio Claro”, os clientes encontram produtos com até 70% de desconto.
Para quem ainda não fez as compras, algumas observações são importantes. “O consumidor precisa pesquisar e verificar se o produto que pretende comprar possui variação de preços, comparados a dias normais. Ou seja, pesquisar muito. A internet possui ferramentas que auxiliam nisso, como sites de compras que possuem histórico de preços.
Normalmente, o pagamento à vista dá margem em lojas físicas para descontos ou mesmo nas compras online, por meio de boleto, é possível conseguir bons descontos”, explica o presidente da Comissão de Diretos do Consumidor da 4ª Subseção da OAB Rio Claro, Fred Custódio.
Já os clientes que não dispensam as compras pela internet, outra orientação. “É muito importante nas compras online que o consumidor se atente ao valor e ao prazo do frete, que pode fazer com que o valor final da compra fique bem superior ao valor apenas do produto.
Outro ponto importante é que compras realizadas pela internet dão ao consumidor direito de se arrepender até sete dias depois da aquisição. É importante verificar se o site ou vendedor possui boa reputação de vendas. Normalmente, grandes empresas possuem selos e certificados como e-bite, que mostram se o vendedor é mesmo confiável”, salienta.
Por fim, nos casos de pagamento em carnê, o consumidor deve se atentar a outro fator. “Ele deve observar o valor total da compra e não o da parcela, pois não é raro que o preço final, incluídos juros e outras tarifas, façam o produto dobrar de preço”, ressaltou o advogado.