A data da Black Friday 2023 ainda não chegou, mas o comércio já se movimenta para atender os consumidores nessa ação que tem se tornado cada vez mais popular no mercado brasileiro. Ofertas e promoções podem ser encontradas no que o varejo chama de “esquenta Black Friday”, um prenúncio dos que os clientes podem esperar para o grande dia que será em 24 de novembro.
Os comerciantes estão otimistas esperando aumento nas vendas. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o levantamento, nove em cada dez consumidores devem comprar na Black Friday 2023.
Em termos percentuais, isso significa que 87% dos consumidores pretendem fazer compras na data, um aumento de 9 pontos percentuais em comparação ao ano passado. A pesquisa aponta ainda um crescimento nos gastos dos consumidores que pretendem comprar este ano: 45% pretendem gastar mais na Black Friday deste ano comparado ao ano passado; 24%, o mesmo valor; e 23%, menos.
“A Black Friday é uma ótima oportunidade para o consumidor adquirir um produto com grandes descontos. A data já entrou para o calendário do brasileiro, que se organiza com antecedência, fica atento aos preços, monitora as promoções e faz muita pesquisa”, comenta o presidente da CNDL, José César da Costa.
Os consumidores apontam a oportunidade de comprar algo que já estavam precisando a um preço mais baixo como a principal razão para participarem da Black Friday. É o caso de Andréia Ribeiro que pretende comprar uma cadeira de escritório para a mesa de computador para substituir a antiga.
“Há meses venho monitorando os preços nos principais sites para ver se realmente vão oferecer desconto”, conta ela. “Só vou comprar se realmente valer a pena, apesar de estar precisando porque estou fazendo home office e passo muito tempo sentada”, acrescenta.
Andréia corrobora os dados da pesquisa que aponta que a população está atenta às promoções e a maioria, 92%, pretende pesquisar os preços antes de comprar. A iniciativa tem dois objetivos: confirmar se os produtos estão realmente com preço mais baixo e escolher a loja ou site com os produtos mais baratos.
Mas vale o alerta para ficar atento ao orçamento e não acabar endividado. “Apesar das promoções, o consumidor não pode cair na tentação e acabar se endividando por causa das compras. O fim de ano é sempre um momento de muitos gastos e a prioridade deve ser sempre manter o orçamento familiar em dia”, orienta Costa.
Por Redação DRC / Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil